Defesa de Rui Pinto pede afastamento da juíza Helena Leitão

  • ECO
  • 13 Maio 2020

Advogados entendem que pode haver mails da juíza Helena Leitão no correio eletrónico roubado ao advogado João Medeiros. Segundo a defesa a magistrada não oferece confiança para julgamento imparcial.

Depois do pedido de afastamento do juiz Paulo Registo, a equipa de advogados de Rui Pinto entregou no Tribunal da Relação de Lisboa um pedido para afastar a juíza Helena Leitão. O motivo prende-se pelo facto da juíza ser cliente do advogado João Medeiros, que é assistente do processo em que Rui Pinto é acusado de tentativa de extorsão, sabotagem informática e de dezenas de crimes de acesso ilegítimo, avança o Correio da Manhã (acesso pago) e o Expresso (acesso livre).

O hacker terá roubado todo o correio eletrónico que João Medeiros tinha no email da PLMJ, o escritório de advogados para quem trabalhava na altura. A defesa de Rui Pinto alega que entre a correspondência roubada estarão emails trocados com a juíza Helena Leitão, que continua a ser cliente de João Medeiros.

A juíza considera que o facto de ser cliente de João Medeiros não é razão suficiente para pedir escusa do caso. Entendimento teve Paulo Registo que pediu escusa, depois de ter sido tornado público que teria colocado likes nas redes sociais em publicações que classificação Rui Pinto como “pirata”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Defesa de Rui Pinto pede afastamento da juíza Helena Leitão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião