Um mês após ter baixado a perspetiva, Fitch não se pronuncia sobre Portugal

Depois de há um mês ter baixado a perspetiva do rating de Portugal, a FItch decidiu não se pronunciar na data que estava prevista no calendário.

A agência de notação financeira norte-americana decidiu não se pronunciar esta sexta-feira, data fixada para se pronunciar sobre o rating da República portuguesa. Na secção do seu site dedicada a Portugal está assinalado “no action” (“nenhuma ação”, em tradução livre) a 22 de maio.

Há um mês, a Fitch tinha baixado a perspetiva de “positiva” para “estável”, mantendo o rating em “BBB”. “A revisão do outlook reflete o impacto significativo do Covid-19 na economia portuguesa e na situação orçamental do país“, explicava a agência de notação financeira em comunicado.

“O choque deverá interromper a tendência de melhoria do crescimento económico, do rácio da dívida face ao PIB, mas também da resiliência do setor financeiro”, acrescentou nessa altura.

A previsão da Fitch é que a economia portuguesa vá sofrer uma queda de 3,9% em 2020, com uma quebra forte no segundo trimestre. A agência de rating admite uma contração mais expressiva do PIB caso haja uma segunda vaga de infeção que obrigue a mais medidas de confinamento.

A agência prevê ainda que o défice suba para os 4% do PIB em 2020 e que o rácio da dívida pública passe para dos 117,7% no final do ano passado para os 124,9% no final deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Um mês após ter baixado a perspetiva, Fitch não se pronuncia sobre Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião