“Governo não tem mão na TAP”, diz Rui Moreira

Rui Moreira defende que a TAP não deve receber o apoio financeiro do Estado sem que este faça parte das decisões.

Depois de criticar o plano de retoma de voos da TAP, no qual a grande maioria parte de Lisboa, o presidente da Câmara do Porto reitera que o “Governo não tem mão” na companhia aérea. Em entrevista à TSF, Rui Moreira defende que a TAP não deve receber o apoio financeiro do Estado sem que este faça parte das decisões.

“Tem sido dada a ilusão aos administradores da TAP de que podem receber mil milhões do Estado português” e este “não ter uma palavra a dizer”, disse Rui Moreia. O autarca apontou que “depois desta paragem na economia, o país tem de retomar atividades e a uma só velocidade, não é compreensível que empresa não compreenda” esta situação.

O presidente da Câmara do Porto defende que ou o Estado assume que “manda” na TAP e então será “legítimo” que entre no capital, com um aumento que garanta uma maioria, ou então será melhor “deixar que os acionistas privados decidam o futuro” da companhia aérea, mas sem o envolvimento do Estado.

Rui Moreira tomou como exemplo a Lufthansa, companhia aérea para qual o Estado alemão foi “chamado a participar”, mas colocando a condição de ter uma posição executiva. Já a administração que o Estado português nomeia não fazem parte da comissão executiva da TAP, sinalizou.

O Governo está a trabalhar com a administração da TAP para fundamentar uma operação de capitalização da empresa sendo que a expectativa é a de que a operação esteja concluída em “meados de junho”, segundo avançou no Parlamento, o secretário de Estado do Tesouro, Álvaro Novo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Governo não tem mão na TAP”, diz Rui Moreira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião