Há 342 novos casos de coronavírus, 74,6% em Lisboa e Vale do Tejo. Já morreram 1.479 pessoas

As autoridades de saúde identificaram 342 novos casos de infeção pelo novo coronavírus no país, que contabiliza 34.693 casos. Morreram 5 pessoas devido ao Covid-19 no último dia.

Portugal registou 342 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. É uma subida de 1% face ao dia anterior, com o total de pessoas infetadas a aumentar para 34.693. Morreram mais cinco pessoas devido ao Covid-19, elevando para 1.479 o número total de vítimas mortais, de acordo com o último balanço oficial da Direção-Geral de Saúde (DGS).

No seguimento do que se tem observado ao longo dos últimos dias, a maioria das novas infeções foram na região de Lisboa e Vale do Tejo. Foram identificados 255 dos novos casos nesta região, o que representa 74,6% do total e um desagravamento face ao dia anterior.

O balanço atual aponta para a existência de 12.218 casos ativos, adiantou a ministra da Saúde durante a habitual conferência de imprensa para apresentação do último boletim epidemiológico. Já a taxa de letalidade global mantém-se nos 4,3%, sendo que acima dos 70 anos de idade também se mantém nos 17,4%.

Do número total de infetados no país, a maioria está a fazer o tratamento em casa, sendo que os internamentos hospitalares mantêm a tendência de queda. De acordo com a DGS, há agora 398 pessoas internadas (menos 16), sendo que 57 estão em unidades de cuidados intensivos (mais um).

Boletim epidemiológico de 7 de junho:

A nível regional, em termos absolutos, o Norte continua a ser a região mais afetada no país pelo surto, com um total de 16.909 casos já confirmados e 806 mortes, seguida pela região de Lisboa e Vale do Tejo (com 13.073 casos e 398 mortes) e da região Centro (3.823 casos e 244 mortes).

Desde 1 de janeiro, as autoridades de saúde já registaram 338.500 casos suspeitos de Covid-19, sendo que 302.455 casos não se confirmaram. Os dados revelados este domingo mostram ainda que 20.995 pessoas já recuperaram do Covid-19 em Portugal.

Entretanto, um total de 1.352 pessoas aguardam resultados laboratoriais e 29.312 pessoas estão sob vigilância das autoridades de saúde, por terem estado em contacto com pessoas infetadas.

Foco das autoridades de saúde passa para casos sintomáticos

A área metropolitana de Lisboa continua a concentrar — sobretudo em cinco concelhos — a maior proporção de novos casos de contágio identificados no país, sendo que dos 255 identificados nas últimas 24 horas na região, 101 resultaram dos rastreios.

Marta Temido lembra que desde 30 de maio foi colocado em terreno um trabalho que já permitiu realizar mais de 14 mil colheitas de amostras biológicas, das quais foram já processadas amostras de 8.907 casos, dos quais 396 são positivos (4,4%). A ministra da Saúde adianta ainda estar “previsto até ao final do dia de amanhã se tenha cerca de cinco mil dos restantes resultados laboratoriais concluídos.

Marta Temido voltou a referir que “temos que estar preparados para que estes números [novos casos na região de Lisboa] se mantenham elevados nos próximos dias“.

“Após semanas de rastreio muito intenso e de termos seguido estratégias de rastreio noutros grupos, parece-nos que nos devemos focar mais em casos concretos sintomáticos”, disse Marta Temido relativamente à estratégia para os próximos tempos”. Nomeadamente, a “concentração de esforços do acompanhamento destes casos, dos locais onde essas pessoas moram, onde estão a fazer os confinamentos”.

Autoridades reforçam fiscalização

Duarte Cordeiro, secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, também presente na conferência de imprensa, adiantou que a partir da próxima semana vai haver um reforço do trabalho da Autoridade para as Condições do Trabalho no setor da construção civil na região de Lisboa e Vale do Tejo.

O governante adiantou ainda que a PSP tem feito “fiscalizações intensa” na área metropolitana de Lisboa no que respeita ao confinamento obrigatório. Foram já realizadas 8000 ações de verificação e de verificação do cumprimento das medidas, tendo sido detetadas cinco desobediências, com consequente detenção.

Ainda foram realizadas cerca de 840 ações de sensibilização e de fiscalização de instalações e estabelecimentos comerciais, que conduziram ao encerramento de 12 estabelecimentos. E deixou o alerta: “Se necessário serão encerrados estabelecimentos que não cumpram as regras”.

Portugal está “a preparar nova reserva estratégica”

A ministra da Saúde disse que Portugal está “a preparar uma nova reserva estratégica” de equipamentos e materiais para responder ao covid-19, porque não pode “baixar a preparação para a doença”.

Marta Temido adiantou ainda que “continuam a estar previstas entregas de equipamentos de proteção individual ao longo das próximas semanas”. Na manhã desta segunda-feira, chegará “mais um voo” com “cerca de 20” ventiladores, acrescentou. No total, Portugal comprou 1.151 ventiladores, dos quais 717 já estão em território nacional ou em trânsito nas embaixadas e 434 estão por entregar.

A ministra aproveitou para atualizar os números relacionados com os equipamentos distribuídos desde o início da pandemia: 57 milhões de máscaras cirúrgicas e 11 milhões de máscaras FFP2 e FFP3.

“Estamos a preparar uma nova reserva estratégica, porque não podemos desguarnecer a nossa atenção a estes aspetos”, frisou Marta Temido, reiterando que Portugal “não pode baixar a preparação para a doença”, que passa por três fatores: equipamentos de proteção individual, rede de referenciação em medicina intensiva, “que está a ser revista”, e capacidade laboratorial.

(Notícia atualizada pela última vez às 14h47)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 342 novos casos de coronavírus, 74,6% em Lisboa e Vale do Tejo. Já morreram 1.479 pessoas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião