Vieira quer Medina no SLB? Clube desmente, Medina recusa

  • ECO
  • 8 Junho 2020

A ideia de Luís Filipe Vieira, se for reeleito nas próximas eleições, será avançar com um Conselho Estratégico, um órgão consultivo. O Benfica desmente a informação.

O Correio da Manhã (acesso pago) noticiou esta manhã que o presidente do Benfica está de olho em Fernando Medina, o presidente da Câmara de Lisboa, para colaborar no clube. O clube emitiu, entretanto, um comunicado a desmentir a informação. Medina também já veio esclarecer que rejeita este tipo de “acumulação de funções”.

A notícia dava conta de que, sendo pouco provável que o autarca aceite entrar nos órgãos sociais, a ideia de Luís Filipe Vieira, se for reeleito nas próximas eleições, seria avançar com um Conselho Estratégico, um órgão consultivo que está previsto nos estatutos do clube.

Luís Filipe Vieira reitera que a notícia “é totalmente falsa em todos os seus pressupostos, seja quanto à intenção ou existência de qualquer convite ao atual Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, seja no que se refere ao objetivo de criação de qualquer lista para um Conselho Estratégico, bem como o convite a qualquer dirigente politico no ativo para integrar os seus órgãos sociais”, em comunicado.

O presidente do clube aponta ainda que “todo o foco da sua parte está na conquista dos objetivos desportivos a atingir até final da época, e só posteriormente começará a tratar das questões relacionadas com a sua recandidatura ao cargo de Presidente do Sport Lisboa e Benfica e constituição de respetivas listas para os órgãos sociais previstas apenas para outubro deste ano”.

O Conselho mencionado é uma entidade que tem como “principal função auxiliar os órgãos sociais em geral e, em particular, o presidente da Direção na prossecução das atividades do clube e na defesa dos legítimos interesses dos sócios, tendo competências de natureza consultiva”, segundo os estatutos. Para fazer parte deste Conselho basta ser sócio efetivo dos encarnados, o que, de acordo com o diário, Medina já é.

Medina já mostrou reservas sobre políticos no exercício de funções ocuparem cargos dirigentes num clube de futebol, sendo também por isso que o convite poderá passar pelo órgão consultivo, cujos membros não são remunerados. A publicação apontava que a ideia teria surgido na sequência de Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, ter sido eleito para o Conselho Superior do FC Porto na lista de Pinto da Costa.

O presidente da CML já reagiu a esta notícia nas suas redes sociais. “Já havia tornada pública, e agora repito, a minha discordância com o facto de altos responsáveis em funções públicas – sejam políticos, magistrados ou outros – assumirem lugar em órgãos de clubes desportivos. Não julgo naturalmente quem o faz, mas pessoalmente não considero adequado e não o faria“, aponta Medina.

“Quero rejeitar a insistência em notícias deste tipo, que procuram utilizar o facto de ser, como é público, adepto e sócio do Benfica para alimentar polémicas sobre acumulação de funções que já claramente rejeitei”, conclui o autarca.

(Notícia atualizada às 12h10 com reação de Fernando Medina)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vieira quer Medina no SLB? Clube desmente, Medina recusa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião