Marcelo: Centeno “fica para a história”. Leão é “garantia de continuidade”

Presidente da República frisou que novo ministro das Finanças está já na equipa de Centeno há mais de quatro anos, pelo que irá assegurar a manutenção da estratégia orçamental.

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, respeita a decisão de Mário Centeno de abandonar o cargo de ministro das Finanças já, em que democracia, cada um é livre. Quanto à sucessão, que ficará a cargo do atual secretário de Estado do Orçamento João Leão, diz não estar preocupado.

Centeno — que anunciou esta terça-feira a demissão — “fica para a história e é inquestionável” por ter alcançado o primeiro excedente orçamental de Portugal em democracia, lembrou o presidente da República. “Mas em democracia, as pessoas são livres e, sendo livres, escolhem o que é melhor”, sublinhou. “Respeito integralmente todas as opções daqueles que decidem as suas vidas”.

Quanto ao novo ministro das Finanças, que toma possa na próxima segunda-feira, Marcelo frisou que este está já na equipa de Centeno há mais de quatro anos, pelo que tem “colaborado diretamente” na estratégia orçamental.

Dá-nos uma garantia de continuidade que é fundamental”, afirmou Marcelo, dizendo que a principal preocupação que tinha é que “não houvesse uma mudança de rumo em termos de política económica e financeira”. No entanto, considera que João Leão vai assegurar essa continuidade numa altura em que o país vai ter de enfrentar a crise económica gerada pelo surto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo: Centeno “fica para a história”. Leão é “garantia de continuidade”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião