João Leão já escolheu os novos secretários de Estado. Cláudia Joaquim regressa e Mendonça Mendes continua com o Fisco

Cláudia Joaquim entra como secretária de Estado do Orçamento, João Nuno Mendes é o novo secretário de Estado das Finanças e Miguel Cruz será secretário de Estado do Tesouro. Mendonça Mendes continua.

O Presidente da República já aceitou as nomeações para a nova equipa das Finanças, que será liderada por João Leão. António Mendonça Mendes mantém-se secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, Cláudia Joaquim entra como secretária de Estado do Orçamento, João Nuno Mendes é o novo secretário de Estado das Finanças e Miguel Cruz será secretário de Estado do Tesouro.

Marcelo Rebelo de Sousa “aceitou esta tarde a proposta do Primeiro-Ministro” para as nomeações de Secretários de Estado no Ministério das Finanças, lê-se na nota publicada na página da Presidência, esta sexta-feira. Esta será a nova equipa de João Leão, que vai substituir Mário Centeno à frente do Ministério das Finanças.

Os novos secretários de Estado vão tomar posse na próxima segunda-feira, pelas 10h00, no Palácio de Belém, juntamente com o novo Ministro de Estado e das Finanças, “numa cerimónia restrita e sem outros convidados, dadas as atuais regras de saúde pública”, adianta a Presidência.

Com esta remodelação saem, para além de João Leão, que era secretário de Estado do Orçamento, Ricardo Mourinho Félix, que era secretário de Estado Adjunto e das Finanças, e Álvaro Novo, secretário de Estado do Tesouro, que deverão regressar aos lugares de origem no Banco de Portugal. Mourinho Félix poderá ser indicado, depois, para a vice-presidência do Banco Europeu de Investimentos, segundo apurou o ECO.

Mendonça Mendes é o único que se mantém no cargo, apesar de passar a ser agora também secretário de Estado Adjunto. Estas nomeações marcam um regresso de Cláudia Joaquim, que foi secretária de Estado da Segurança Social no anterior Governo e tinha entretanto entrado para a administração da Santa Casa da Misericórdia.

João Nuno Mendes também já desempenhou funções num Executivo, entre 1999 e 2002, quando foi secretário de Estado do Planeamento. Mais recentemente desempenhou funções como presidente do Grupo Águas de Portugal, até ao ano passado, e a partir de maio deste ano liderou o grupo de trabalho criado para as negociações da ajuda de Estado à TAP. Já Miguel Cruz é o presidente do Conselho de Administração da Parpública.

(Notícia atualizada às 18h15 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

João Leão já escolheu os novos secretários de Estado. Cláudia Joaquim regressa e Mendonça Mendes continua com o Fisco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião