Companhias alemãs desenham fundo de 10 mil milhões para enfrentar pandemias

  • ECO Seguros
  • 17 Junho 2020

Um conjunto de seguradoras e empresas de resseguro juntaram-se para desenhar um esquema de milhares de milhões de euros que ajude a Alemanha a prevenir o impacto de futuras pandemias.

Um grupo de trabalho composto de representantes de grandes empresas do setor segurador já elaborou um documento de discussão no qual se estima que o fundo germânico necessita de um volume superior a 10 mil milhões de euros, avançou o Der Spiegel.

O esquema funcionaria como um sistema público-privado entre o governo e o setor dos (re)seguros, utilizando como modelo os fundos de catástrofes já existentes. A ideia, explica a publicação, é que o fundo seja financiado por contribuições de seguradoras e empresas que poderiam ser afetadas por uma pandemia, bem como através de obrigações contra catástrofes e fundos públicos.

Se aprovado, o fundo alemão juntar-se-ia a outros esquemas, como o mecanismo de resseguro recentemente aprovado para as seguradoras de crédito comercial no Reino Unido, e planos de “backstop” similares que estão a ser avaliados em França.

Os EUA estão também a considerar a adoção de modelos semelhantes, de acordo com propostas e discussões que decorrem no Capitólio. A par de outras iniciativas que têm sido levadas à discussão no Congresso, a Câmara dos Representantes discutiu nas últimas semanas o apoio a dois projetos para o designado Pandemic Risk Insurance Act (PRIA). Para além da Marsh e da American Academy of Actuaries, diversas entidades mobilizaram-se para a criação de esquemas de âmbito federal e de longo prazo que possam a ajudar a minimizar o impacto de futuras pandemias na indústria seguradora.

A Swiss Re e a Federation of European Risk Management Associations (FERMA) estão entre as entidades que defendem a utilização de parcerias público-privadas para cobertura dos efeitos de pandemias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Companhias alemãs desenham fundo de 10 mil milhões para enfrentar pandemias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião