Estilista lança coleção no Instagram. “Desfile virtual” foi visto por milhares de pessoas

  • ECO
  • 19 Junho 2020

A estilista congolesa Anifa Mvuemba apresentou uma nova coleção através de um desfile onde tudo era virtual. Das modelos às roupas, tudo foi desenhado em 3D e transmitido "em direto" no Instagram.

A pandemia reinventou setores e afetou muitos eventos. A indústria da moda está longe de ser exceção. Mas houve quem soubesse dar a volta por cima. Foi o caso da estilista congolesa Anifa Mvuemba, que apresentou uma nova coleção através de um desfile exclusivamente digital e com recurso à tecnologia 3D. A ideia foi transmitida pelo Instagram num conteúdo assistido por milhares de pessoas.

Intitulada “PInk Label Congo” e inspirada nas roupas que as mulheres utilizam no seu país natal, a nova coleção de Anifa Mvuemba inclui calças, macacões e vestidos num desfile onde tudo era digital: das modelos às roupas, tudo foi desenhado em 3D e transmitido “em direto” no Instagram.

Considerado um momento marcante para a indústria da moda, o evento fez as delícias dos internautas. “Não tínhamos a noção de que o desfile iria ter a adesão que teve. Não estávamos preparados para isto”, admite a designer, citada pelo South China Morning Post.

Numa entrevista à Teen Vogue, Anifa revelou também que, para além de ser uma alternativa aos desfiles tradicionais, a ideia surgiu com o intuito de levar a experiência de assistir a um desfile para pessoas que de outra forma não teriam essa oportunidade. “Sabemos que algumas pessoas nunca tiveram a possibilidade de assistir a uma semana da moda, por isso pensámos que o Instagram seria a escolha óbvia“.

Ainda assim, trazer este “desfile” para o mundo virtual não foi tarefa fácil. A estilista teve de transformar cada peça numa imagem tridimensional e usar o “corpo” de um avatar para personalizar as peças com as medidas exatas. “Foi preciso garantir que correspondia à peça real. Tivemos alguma dificuldade em garantir que o vestido fluía naturalmente como se fosse utilizado por uma mulher cheia de curvas”, explicou.

A nova coleção de Anifa é inspirada nas roupas que as mulheres usavam no Congo e pretende ainda conscientizar a sociedade para o trabalho infantil naquele país. Além do desfile, foi ainda publicado um documentário de 15 minutos para explicar todo o conceito por detrás da coleção.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estilista lança coleção no Instagram. “Desfile virtual” foi visto por milhares de pessoas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião