Hoje nas notícias: Mexia, rendas e bicicletas

  • ECO
  • 22 Junho 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

António Mexia, CEO da EDP, é suspeito de corromper um ministro e um secretário de Estado. No dia em que a defesa do gestor irá tentar contrapor as suspeitas, é notícia também que a lista de grandes devedores do Novo Banco não será divulgada. Por causa da pandemia muitas famílias recorreram ao apoio para pagar rendas, mas apenas meio milhar o recebeu. E no meio do surto há um negócio que não consegue dar resposta à procura: as bicicletas estão esgotadas.

Apoio às rendas chegou só a 500 famílias

O apoio às rendas lançado em resposta ao impacto da pandemia de coronavírus nos rendimentos dos portugueses ainda só chegou a 500 famílias. De acordo com a presidente do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), deram entrada até 16 de junho cerca de dois mil pedidos nesse sentido, mas só 479 processos foram concluídos até agora. Entre os restantes, quase 700 foram devolvidos por falta de documentação. As associações de inquilinos e senhorios estranham a escassa procura. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Mexia suspeito de corromper ministro e secretário de Estado

António Mexia e João Manso Neto são suspeitos de terem corrompido, em conjunto, um ministro, um secretário de Estado, um assessor governamental e um diretor-geral. São estas imputações que levaram os procuradores do caso a pedir a suspensão de funções de ambos dos cargos na EDP e EDP Renováveis, conta o Público. Defesas de ambos os CEO têm até esta segunda-feira para contestar os fundamentos e a necessidade da medida de coação que o Ministério Público pede. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Vendas de bicicletas disparam e fazem esgotar produção

As vendas de bicicletas dispararam e as lojas não têm mãos a medir para a procura deste meio de mobilidade “amigo” do ambiente. A empresa RTE, maior produtora europeia de bicicletas, diz que a normalidade vai demorar meses a ser reposta. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).

Seis em cada dez portugueses preferem Marcelo na corrida às presidenciais

Mais de metade dos inquiridos (62%) assume preferir Marcelo Rebelo de Sousa na lista dos seis potenciais candidatos à Presidência da República em 2021, revela a sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã. Em segundo plano, surge a antiga eurodeputada Ana Gomes com 10,8% das intenções de votos, seguida do líder do Chega André Ventura (9,8%). Marisa Matias surge em quarto, sendo a preferida de 5,4% dos inquiridos. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (link indisponível)

Estado “protege” grandes devedores do Novo Banco

Os contratos de venda do Novo Banco ao norte-americano Lone Star foram enviados à Comissão de Orçamento e Finanças, mas devido ao sigilo bancário e à proteção de dados pessoais a lista dos grandes devedores não será divulgada. Este é um documento sensível que está anexado ao Acordo de Capitalização Contingente, acordo no âmbito do qual o Estado deu ao Novo Banco um seguro contra os prejuízos registados nos créditos destes grandes devedores até ao montante de 3,89 mil milhões de euros. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Mexia, rendas e bicicletas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião