Apoio direto às rendas só chegou a 500 famílias

  • ECO
  • 22 Junho 2020

Dos cerca de dois mil pedidos de apoio às rendas, só 479 foram concluídos até agora. Inquilinos e senhorios estranham a escassa procura.

O apoio às rendas disponibilizado pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) em resposta ao impacto da pandemia de coronavírus nos rendimentos dos portugueses só chegou, até agora, a 500 famílias. Segundo avança, esta segunda-feira, o Público (acesso condicionado), dos quase dois mil pedidos que deram entrada nesse sentido, cerca de 700 foram devolvidos com pedidos de documentação.

Foi em meados de abril que entrou em vigor o apoio às rendas do IHRU: um empréstimo concedido sem juros e com prazo de carência de, pelo menos, meio ano destinado às famílias com quebras comprovadas de rendimentos. Desde então, quase dois mil pedidos deram entrada, de acordo com a presidente do instituto em causa. Desses, já foram concluídos 479 processos e quase 700 foram devolvidos com pedidos de documentação.

Questionadas pelo jornal, tanto a Associação Lisbonense de Proprietários (ALP) como a Associação de Inquilinos Lisbonenses (AIL) estranham o número reduzido de pedidos. “Não sei se os inquilinos fizeram acordos com o senhorio, se acham que vão conseguir pagar depois. Estamos muito preocupados”, sublinha a AIL. Já a ALP lamenta que esta linha não abranja também os arrendatários de contratos não habitacionais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apoio direto às rendas só chegou a 500 famílias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião