Confiança empresarial na Alemanha sobe em junho com “luz ao fundo do túnel”
O índice de confiança empresarial do instituto de investigação económica alemão para a Alemanha subiu para 86,2 pontos em junho, contra 79,7 pontos em maio, a maior subida de sempre.
A confiança empresarial voltou a aumentar em junho na Alemanha porque “a economia alemã vê ‘luz’ ao fundo do túnel” após o colapso em abril resultante das medidas de contenção adotadas para travar a pandemia, foi esta quarta-feira anunciado.
O índice de confiança empresarial do instituto de investigação económica alemão (Ifo) para toda a Alemanha subiu para 86,2 pontos em junho, contra 79,7 pontos em maio, a maior subida de sempre.
“As empresas consultadas pelo Ifo avaliaram um pouco melhor a sua situação atual e as suas expectativas também deram um claro salto para cima”, disse o presidente do Ifo, Clemens Fuest.
No setor transformador, a confiança das empresas voltou a melhorar significativamente, porque as expectativas das empresas industriais melhoraram. Até agora, as expectativas nunca tinham subido tão abruptamente.
No entanto, a maioria das empresas ainda avalia a sua situação atual como “pobre”.
No setor dos serviços, a confiança das empresas continuou a aumentar em junho, uma vez que o pessimismo em torno dos próximos seis meses foi significativamente reduzido e a avaliação da situação atual melhorou também significativamente.
No comércio, a confiança das empresas também aumentou significativamente, embora muitos comerciantes esperem maus negócios.”Neste momento, o ambiente no setor retalhista é menos pessimista do que no setor grossista“, segundo Fuest.
Na construção, a confiança das empresas também melhorou porque as expectativas eram menos pessimistas. Além disso, as empresas de construção avaliam a sua situação atual um pouco melhor do que no mês passado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Confiança empresarial na Alemanha sobe em junho com “luz ao fundo do túnel”
{{ noCommentsLabel }}