App de contact tracing francesa foi descarregada 1,8 milhões de vezes. Mas já 460.000 pessoas a apagaram

Apenas 14 pessoas foram alertadas, através da aplicação francesa de rastreio de contágio, de que tinham estado próximas de alguém infetado com Covid-19.

Têm-se multiplicado os países que experimentam uma aplicação de contact tracing, para rastrear contágios pelo Covid-19. Em França, a app StopCovid, que foi lançada a 2 de junho, já foi descarregada 1,8 milhões de vezes nos dispositivos Android e Apple, mas 460.000 utilizadores não ficaram convencidos e desinstalaram a aplicação.

Foram apenas 68 os franceses que indicaram na aplicação que tinham testado positivo para o novo coronavírus, adianta o The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês). O ministro responsável pela pasta do Digital, Cédric O, atribui este baixo número à “fraca prevalência da epidemia” em França, onde o número de casos tem vindo a cair.

Tendo em conta este número de notificações, 14 pessoas foram alertadas, através da aplicação, de que tinham estado próximas de alguém infetado com Covid-19, nas três semanas que passaram desde o lançamento da app no país. O cenário é diferente na Alemanha, onde uma aplicação com o mesmo objetivo foi descarregada dez milhões de vezes, algo que o ministro francês justifica com “diferenças culturais” entre os países.

O Estado francês decidiu não utilizar as aplicações de contact tracing desenvolvidas pelas tecnológicas norte-americanas Apple e Google, optando ao invés por desenvolver as suas próprias, e a autoridade que supervisiona os dados, informações e privacidade no país deu luz verde à StopCovid para ser utilizada. No entanto, as autoridades estimam que apenas 3% da população descarregou a app, que precisa de uma adesão de 20% para ser útil. A longo prazo, o Governo espera que a app possa ser trabalhada para funcionar com aquelas utilizadas ​​pelos Estados-membros vizinhos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

App de contact tracing francesa foi descarregada 1,8 milhões de vezes. Mas já 460.000 pessoas a apagaram

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião