Confiança económica na zona euro em máximos de 2011

A confiança económica na zona euro saltou para máximos de 2011 no final do ano passado, perante reforço da retoma económica na região.

No mês em que o Banco Central Europeu (BCE) reforçou os estímulos à economia da zona euro, a confiança no bloco da moeda única saltou para o nível mais elevado desde 2011.

O índice que mede o sentimento empresarial e dos consumidores aumentou para 107,8 em dezembro, face ao registo de 106,6 observado em novembro, revelou esta sexta-feira a Comissão Europeia. Esta é leitura mais elevada desde março de 2011, comparando com a média de 106,8 esperada pelos economistas sondados pela Bloomberg.

O reforço da confiança dos agentes económicos no final do ano passado acompanhou o bom momento da economia da região, que cresceu ao ritmo mais elevado dos últimos cinco anos e meio, de acordo com o índice de compras dos gestores divulgado no início desta semana. E surge depois de o BCE ter decidido prolongar o plano de estímulos até final do ano.

“Na indústria, temos uma boa recuperação, tanto na Alemanha, onde muitos indicadores industriais subiram, assim como nos países periféricos”, referiu Daniel Hartmann, economista da Bantleon Bank, à Bloomberg. Apesar de os preços do petróleo poderem pesar na economia, o ambiente económico global é positivo e “vamos continuar a ter contratempos da política monetária”, acrescentou.

Já o indicador do clima de negócios da zona euro aumentou 0,38 pontos para os 0,79 em dezembro, segundo dados também hoje divulgados pela Comissão Europeia. A subida do indicador deve-se, segundo a Direção-geral dos Assuntos Económicos e Financeiros, a uma avaliação muito positiva dos empresários em relação ao histórico de produção.

As restantes componentes do indicador – expectativas de produção, de carteira de exportações, disponibilidade de produtos para entrega e carteira de encomendas – também foram avaliadas positivamente.

A Comissão Europeia não divulga dados dos Estados-membros para este indicador.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Confiança económica na zona euro em máximos de 2011

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião