Costa confiante que juros vão inverter tendência

  • Lusa
  • 6 Janeiro 2017

Costa está a acompanhar a evolução em alta dos juros de Portugal, mas está confiante numa inversão dessa tendência.

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que acompanha a evolução em alta dos juros de Portugal, mas manifestou-se confiante numa inversão dessa tendência, alegando que os mercados vão percecionar “os dados fundamentais” da economia portuguesa.

António Costa falava aos jornalistas a meio da sua viagem para a Índia, que se prolongará até à próxima quinta-feira, durante uma escala em Frankfurt, na Alemanha, onde foi questionado pelos jornalistas sobre a evolução em alta dos juros da dívida portuguesa nos mercados internacionais, que atingem os 4% no prazo a dez anos.

“É um assunto que temos vindo a acompanhar, mas estamos muito confiantes, já que vão sendo conhecidos os dados fundamentais da nossa economia”, declarou o primeiro-ministro.

De acordo com António Costa, os mercados irão progressivamente “percecionando a realidade da economia portuguesa, designadamente no que respeita à execução orçamental, à redução da dívida líquida e ao facto de termos um dos maiores saldos primários da União Europeia”.

Já sobre o processo de venda do Novo Banco, o primeiro-ministro recusou-se a fazer qualquer comentário, apenas dizendo que vai, naturalmente, acompanhar esse tema.

“Sobre essa matéria o Governo já fez na quinta-feira um comunicado e nada temos mais a acrescentar”, referiu o líder do executivo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa confiante que juros vão inverter tendência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião