Hoje nas notícias: Luanda Leaks, Prio e impostos

  • ECO
  • 26 Junho 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Esta sexta-feira é Dia de Libertação dos Impostos. O advogado de Isabel dos Santos foi constituído arguido no caso Luanda Leaks e arranca o processo de venda da Efacec. Champalimaud, Disa e DCC avançam para a compra da Prio, enquanto Bruxelas põe Portugal em tribunal por causa dos usados importados.

Só hoje deixamos de trabalhar para pagar impostos

De acordo com os cálculos da Deloitte, Portugal assinala, esta sexta-feira, o Dia da Libertação dos Impostos, meta simbólica no calendário que indica o dia em que os contribuintes deixam de trabalhar para pagar impostos. Em 2020, foram necessários 177 dias para que as famílias e empresas saldassem as suas contas com o Fisco e com a Segurança Social, mais 11 dias do que em 2019. Na comparação europeia, Portugal ocupa o 17º lugar, surgindo a meio da tabela. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Luanda Leaks. Advogado de Isabel dos Santos constituído arguido

Jorge Brito Pereira, antigo advogado de Isabel dos Santos, foi constituído arguido no âmbito do processo Luanda Leaks, que divulgou o alegado desvio de dinheiro da Sonangol. Na semana passada, a casa do antigo chairman da Nos foi alvo de buscas. Brito Pereira terá criado um offshore no Dubai para onde terão sido desviados mais de 100 milhões de euros em fundos públicos da petrolífera angolana. Leia a notícia completa no Jornal Económico (link indisponível).

Propostas não vinculativas para a Efacec podem ajudar acordo entre bancos

É lançado, esta sexta-feira, o processo de venda da Efacec, cumprindo-se uma das principais etapas: a entrega de propostas não vinculativas. O processo será conduzido pela sociedade financeira StormHarbour. Na semana passada, o CEO da empresa revelou que já tinha recebido cerca de 30 manifestações de interesse na compra da participação da empresária angolana Isabel dos Santos. Ângelo Ramalho adiantou ainda que o caso Luanda Leaks provocou um “bloqueio bancário” que está a paralisar a empresa. Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).

Champalimaud, Disa e DCC avançam para a compra da Prio

Há cinco concorrentes à compra da rede de postos de combustíveis Prio. Para além do grupo Manuel Champalimaud, dos irlandeses da DCC e dos espanhóis da Disa também duas private equities (fundos de investimento) apresentaram propostas não vinculativas. Excluídas ficam os gigantes do setor em Portugal, como a BP e as empresas espanholas Repsol e Cepsa. Leia a notícia completa no Jornal Económico (link indisponível).

CE põe Portugal em tribunal por causa dos usados importados

A Comissão Europeia já tinha ameaçado, agora avançou mesmo com o processo em tribunal contra Portugal por causa dos automóveis usados que são importados para o país. Na base desta ação está a forma como o país tributa os usados importados de outros Estados-membros, estando a CE contra o tratamento desigual que é dado, o que viola os tratados europeus. Portugal recusa-se a alterar a fórmula de cálculo do ISV, invocando razões de natureza ambiental. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Luanda Leaks, Prio e impostos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião