Governo holandês entrega pacote de 3,4 mil milhões de euros à KLM

  • Lusa
  • 26 Junho 2020

A companhia aérea KLM prepara-se para encaixar 3,4 mil milhões em ajudas do governo holandês para superar a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus

O governo holandês vai entregar um pacote de 3,4 mil milhões de euros, sob a forma de empréstimos estatais e garantias comerciais, à companhia aérea KLM para fazer face aos efeitos da pandemia por covid-19.

O ministro das Finanças, Wopke Hoekstra, explicou esta sexta-feira numa entrevista que a ajuda será de um mil milhões de euros em empréstimos estatais e 2,4 mil milhões em garantias comerciais, embora não tenha descartado mais apoio financeiro se este primeiro pacote “não for suficiente”, porque o “impacto da crise na aviação é pior do que se pensava inicialmente”.

A ajuda será entregue com “condições”: a companhia aérea terá que reduzir as suas despesas em 15%, além de renunciar à entrega de bónus aos seus diretores, reduzir os salários dos cargos mais altos da empresa, parar de pagar dividendos aos seus acionistas e fazer uma “contribuição ativa” para a luta pela sustentabilidade.

Além disso, o aeroporto Schiphol em Amesterdão terá que reduzir os seus voos noturnos em 20% para reduzir os transtornos para os moradores próximos, o que significará a mudança dos atuais 32.000 voos por ano para não mais de 25.000.

A ministra holandesa das Infraestruturas, Cora Van Nieuwenhuizen, enfatizou que é “importante apoiar a KLM” porque esta empresa é considerada “essencial” para a economia holandesa e para manter o “clima comercial” holandês.

No final de abril, o governo holandês confirmou a sua disponibilidade apoiar a KLM sob a forma de garantias e empréstimos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo holandês entrega pacote de 3,4 mil milhões de euros à KLM

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião