Air France-KLM pede ajuda aos governos da França e Holanda

  • Lusa
  • 7 Abril 2020

O grupo franco holandês diz necessitar "rapidamente" de ajuda financeira dada a paragem quase total da atividade, considerando imprescindível o apoio público dos Estados que integram o seu capital.

O grupo franco holandês Air France-KLM vai necessitar “rapidamente” ajuda financeira dada a paragem quase total da atividade considerando imprescindível o apoio público dos Estados que integram o capital da empresa.

Numa entrevista publicada esta terça-feira no Le Figaro, a diretora geral da Air France, Anne Rigail, sublinha as necessidades financeiras apesar dos 6.000 milhões de euros disponíveis em tesouraria.

A responsável refere-se aos contactos estabelecidos com as autoridades francesas e holandesas, mas não forneceu detalhes.

Rigali nota que a crise provocada pela pandemia de coronavírus (covid-19) provocou em poucos dias a perda de 95% da atividade limitando-se esta semana a 36 destinos, com cinco voos intercontinentais e 15 de curta e média distância por dia, além dos transportes de carga.

A maior parte dos trabalhadores das empresas Air France, Transavia e Hop viram a sua atividade reduzida em 80%.

Apesar das cargas salariais terem sido assumidas até ao momento pelos programas governamentais, a empresa tem de enfrentar 40 a 60% dos custos fixos, como impostos ou aluguer de aparelhos.

“O apoio dos Estados francês e holandês é absolutamente necessário”, acrescentou a responsável antes de agradecer aos executivos dos dois países.

A França e a Holanda têm 14% do capital da Air France-KLM.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Air France-KLM pede ajuda aos governos da França e Holanda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião