EDP aumenta emissão de dívida verde para 750 milhões. Juro ronda 1,8%

A EDP reviu em alta o valor da emissão de dívida verde: pretende financiamento de 750 milhões de euros. Procura já supera os 5,5 mil milhões, refletindo forte interesse. Juro deverá rondar os 1,8%.

A EDP tem em curso uma emissão de dívida verde com maturidade a sete anos. O montante da operação já foi revisto em alta: passou dos 500 milhões de euros para os 750 milhões, devido à forte procura do mercado. Já foram dadas ordens acima dos 5,5 mil milhões de euros, de acordo com o site especializado IFR. É a segunda operação deste género realizada este ano pela elétrica liderada por António Mexia.

O spread inicial da emissão foi fixado em 230 pontos base (2,3%), mas este valor já baixou em 40 pontos base para 190 pontos (1,9%), refletindo o forte interesse dos investidores. Com base neste spread, a taxa final deverá rondar os 1,8%, isto tendo em conta também que a taxa do midswap do euro na mesma maturidade da emissão está em -0,10%.

A operação está a ser co-liderada pelo Caixa BI, com ajuda dos bancos Barclays, BBVA, Bank of America, Citi, Commerzbank, HSBC, ICBC, ING, JP Morgan, Societé Generale.

Em janeiro, a EDP encaixou 750 milhões de euros através de outra emissão de obrigações verdes, que são títulos de dívida como os outros mas que servem para financiar projetos ambientalmente sustentáveis. Por estas “green bonds”, a elétrica pagou um juro de 1,75% por títulos com maturidade em 2080 (60,5 anos).

Antes dessa operação, em setembro do ano passado, a empresa tinha obtido 600 milhões de euros em dívida verde a sete anos — a mesma maturidade dos títulos que está agora a emitir –, tendo pago um juro abaixo de 0,5%.

(Notícia atualizada pela última vez às 12h16)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP aumenta emissão de dívida verde para 750 milhões. Juro ronda 1,8%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião