NN Group limita estimativa covid-19 a 100 milhões de euros

  • ECO Seguros
  • 29 Junho 2020

O impacto da pandemia no resultado operacional do grupo holandês de seguros deverá refletir exposição reduzida a sinistros relacionados com interrupção de negócios, viagens e seguros de saúde.

A informação de que a Nationale Nederlanden (NN Group) estima no máximo em 100 milhões de euros o impacto da Covid-19 consta de uma apresentação a investidores. De acordo com o documento do quarto maior grupo de seguros a operar nos Países Baixos: “As nossas receitas na Europa e no Japão serão provavelmente afetadas, através de volumes de prémios mais baixos. Esperamos também que a volatilidade do mercado resulte em rendimentos mais baixos pelo decréscimo de comissões no negócio de gestão de ativos“.

Salientando que o seu mix de negócio permite “resistir em períodos de turbulência económica”, a companhia afirma que tem “exposição limitada à crise Covid-19” e estima que a pandemia produza um impacto negativo de 100 milhões de euros no resultado operacional de 2020 e também na geração de capital. Reforçando a ideia de que está focada em prosseguir a sua estratégia sem sobressaltos, o NN Group refere que, em maio, apresentava um rácio de solvência de 227%.

Sendo uma das seguradoras verdadeiramente pan-europeias, segundo classificação federação europeia do setor – o NN Group prossegue o objetivo de alcançar 1,5 mil milhões de euros de cash flow operacional em 2023, defende David Knibbe, CEO do NN Group na apresentação preparada para o Investors Day (dia de encontro com investidores) realizado a 24 de junho.

Perspetivando a sua estratégia de crescimento com base na taxa composta de crescimento anual (CAGR – Compound Annual Growth Rate), também designada taxa de rentabilidade média para um determinado período, o NN Group antecipa estabilização de resultado operacional no seu mercado doméstico (Vida e não Vida), esperando incrementos em torno dos 4% no negócio Vida no Japão e no negócio segurador na Europa. Para a companhia, a economia europeia voltará a crescer em torno dos 2% a partir de 2021.

Com mais de 150 anos de história, a instituição holandesa posiciona-se atualmente como um grupo de serviços financeiros (dos seguros à gestão de ativos e banca). Empregando 15 mil funcionários distribuídos pelos diversos segmentos de negócio, o NN Group consolidou um resultado operacional de 428 milhões de euros no 4º trimestre de 2019. Do montante total, o negócio Vida nos Países Baixos gerou 193 milhões, sendo claramente o mais importante no conjunto da atividade, enquanto a divisão europeia de seguros (Insurance Europe) participou com 69 milhões de euros.

O NN Group não está presente no mercado português, mas opera em Espanha, Bélgica e Polónia sob as marcas NN e Nationale Nederlanden, desenvolvendo ainda negócios em não Vida e seguros saúde em outros mercados, como a Grécia, Hungria e Roménia. No entanto com interesses diversificados, a companhia estende a sua presença à Ásia, aos EUA e outros países da Europa (Alemanha; Itália), num total global de 18 mercados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

NN Group limita estimativa covid-19 a 100 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião