Este é o Gino, o vaso que “limpa” a Covid com tecnologia

Processo decorre em duas fases. Primeiro os microrganismos são atraídos para a superfície do dispositivo e, depois, presos na sua armadilha. Em seguida, através de uma reação química, são destruídos.

O Gino foi desenvolvido pela Smart Separations.D.R.

É uma espécie de vaso preto que, colocado em cima de qualquer superfície, destrói vírus, bactérias e fungos que estejam no ar. Chama-se Gino e foi desenvolvido pela startup bracarense Smart Separations, incubada na Startup Braga, para higienizar o ar. O dispositivo usa uma tecnologia chamada ViraTeq que promete, entre outras tarefas, limpar o ar do SARS-CoV-2, o coronavírus.

Como funciona? O Gino é um purificador de ar com um filtro de revestimento antimicrobiano. Ainda em fase de pré-encomendas, a startup tem atualmente disponível uma campanha de crowdfunding através da Kickstarter, uma forma de garantir uma primeira produção com o apoio de uma comunidade que se mobiliza nesse sentido.

“É a solução ideal para estabelecimentos comerciais como cafés e restaurantes, escritórios e empresas, assim como para espaços dedicados à saúde e ao repouso”, explica Hugo Macedo, CEO da Smart Separations, citado em comunicado.

Com um processo que decorre em duas fases, os microrganismos são atraídos para a superfície do dispositivo e, depois, “presos” na sua armadilha. Em seguida, através de uma reação química rápida, são destruídos.

Fundada em 2013 por Hugo Macedo, a Smart Separations começou por ser uma “empresa a trabalhar na mesa da cozinha” da casa do fundador, conta a equipa no site. “Cresceu para a garagem e, desde aí, temo-nos expandido para o International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL) e pela University de Surrey, em Guildford”, contam.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Este é o Gino, o vaso que “limpa” a Covid com tecnologia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião