Juro da dívida dos EUA em mínimo histórico. Ações em Nasdaq renovam máximos

No dia em que os Estados Unidos se financiaram a dez anos com o juro mais baixo de sempre, as ações valorizaram.

Os juros da dívida dos EUA caem para mínimos históricos, enquanto as ações em Wall Street renovam máximos. Na sessão desta quarta-feira, os principais índices acionistas fecharam em alta com o Nasdaq a tocar o valor mais elevado de sempre graças aos primeiros sinais de retoma da economia.

Os EUA estiveram esta quarta-feira no mercado de dívida para emitir 29 mil milhões de dólares em obrigações a dez anos. A forte procura por estes ativos levou a yield para apenas 0,653%. O país nunca se tinha financiado com esta maturidade benchmark com um juro tão baixo.

“Foi definitivamente um leilão bem recebido pelos participantes no mercado primário”, disse o estratega da BMO Capital Markets Ben Jeffery, citado pela Reuters. “Com o mundo a preferir ativos refúgio, a procura estrutural por Treasuries será sempre uma opção natural para quem procura refúgio e ainda mais devido aos baixos juros na Europa“.

Além das obrigações norte-americanas, os investidores também têm procurado refúgio no ouro. O metal precioso negoceia a 1.808,86 dólares por onça, no valor mais elevado desde 2012. Apesar de o aumento no número de casos de Covid-19 estar a impulsionar a procura por ativos-refúgio, a tendência não arrefeceu o interesse pelas ações.

Wall Street fechou em alta com o tecnológico Nasdaq a renovar máximos pela quarta vez em cinco sessões. O índice ganhou 1,44% para 10.492,50 pontos. O Dow Jones avançou 0,69% para 26.067,62 pontos e o S&P 500 somou 0,79% para 3.170,04 pontos. Em termos empresariais, destacaram-se a Apple (com um ganho de 2,3%) e a Microsoft (que subiu 2,1%).

“O mercado continua a ignorar as potenciais consequências destes picos de casos do novo coronavírus”, alertou Peter Cardillo, economista chefe de mercados da Spartan Capital Securities, à Reuters. “É demasiado. Não espero um crash no mercado, mas penso que os investidores estão, nesta conjuntura, a brincar com o fogo“.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juro da dívida dos EUA em mínimo histórico. Ações em Nasdaq renovam máximos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião