Vacina da Moderna contra a Covid-19 com sinais promissores

A vacina experimental para a Covid-19 que está a ser desenvolvida pela Moderna induziu a produção de anticorpos em todos os voluntários testados. Empresa vai avançar para 3ª fase no final de julho.

Os resultados preliminares da primeira fase do estudo que a Moderna e o National Institutes of Health estão a desenvolver revelam que todos os voluntários para testar a vacina contra a Covid-19 apresentaram respostas imunes ao vírus.

Segundo o artigo publicado no New England Journal of Medicine, citado pelo Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês), a vacina parece desencadear uma resposta imunológica com efeitos secundários leves, como fadiga, calafrios, dor de cabeça, dor muscular ou dor no local da injeção. Os efeitos pioraram com a toda da segunda injeção.

O estudo revela que 15 dias após a primeira dose, todos os voluntários tinham produzido anticorpos, sendo que após 57 dias os participantes tinham em média mais anticorpos do que um grupo de 38 pacientes recuperados, cujos sintomas eram principalmente leves ou moderados. Assim, verifica-se ainda grandes variações nos anticorpos observados em pacientes recuperados, pelo que, até ao momento não existe um padrão.

Estes dados surgem da análise feita a 45 adultos saudáveis. Perante estes resultados, a empresa de biotecnologia norte-americana pretende avançar com ensaios clínicos de maior dimensão, considerados decisivos para o desenvolvimento da vacina. A fase final de testes deverá começar já no final de julho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacina da Moderna contra a Covid-19 com sinais promissores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião