Áustria mantém Portugal nos países com restrições à entrada no país
Os viajantes provenientes de Portugal têm de apresentar um teste negativo de coronavírus realizado há menos de 72h ou submeter-se a um e aguardar o resultado em quarentena.
Os viajantes provenientes de Portugal que queiram entrar na Áustria terão de apresentar um teste negativo de coronavírus realizado há menos de 72 horas ou submeter-se a um em 48 horas aguardando o resultado em quarentena, foi anunciado esta segunda-feira.
Portugal faz parte de uma lista de quatro países da União Europeia (UE) — Suécia, Roménia e Bulgária — que a Áustria considera de maior risco relativamente à pandemia, pelo que os viajantes que provenham desses destinos só podem, a partir de hoje, entrar naquele país se cumprirem as regras agora adotadas. Os viajantes dos restantes países da UE podem entrar sem apresentar qualquer teste nem fazerem quarentena.
A Áustria continua, no entanto, a permitir fazer escalas no país sem qualquer restrição além de só aplicar as novas regras aos austríacos e residentes austríacos que já se encontravam hoje no estrangeiro a partir de 1 de agosto. A entrada a nacionais de países externos ao espaço Schengen é proibida, exceto em casos justificados, como juntar-se ao seu parceiro caso o domicílio se situe na Áustria.
Entre os países afetados por esta proibição de entrada encontram-se a Rússia, a Bielorrússia, a Ucrânia, a Turquia, a Sérvia, os Estados Unidos e os residentes da província chinesa de Hubei. Na lista incluem-se também países latino-americanos como o Brasil, o Chile, o Equador, o México e o Peru.
A proibição de entrada de viajantes de países terceiros não abrange as equipas de trabalhadores de saúde nem os diplomatas, embora todos devam fornecer provas de não estarem contagiados pelo coronavírus.
A Áustria intensificou as medidas contra o coronavírus na sequência de um aumento no número de infeções que, em maio e junho, era inferior a 50 na maioria dos dias. Em julho, quase todos os dias têm sido registados mais de 100 novos casos, com casos de 170 positivos num só dia. Até agora, a Áustria contabiliza 712 mortes por coronavírus.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Áustria mantém Portugal nos países com restrições à entrada no país
{{ noCommentsLabel }}