Negociações da UE sobre vacina contra a Covid-19 chegam a impasse

UE está em negociações com seis empresas, mas ainda não fechou nenhum acordo. Estados Unidos têm dois negócios fechados, com a AstraZeneca e com a Pfizer, enquanto financia outros ensaios clínicos.

A União Europeia (UE) está em negociações com, pelo menos, seis farmacêuticas para garantir acesso a uma vacina contra a Covid-19 quando esta for desenvolvida. Segundo explicaram três fontes da UE à Reuters, as conversações estão num momento de impasse sobre preço, método de pagamento e outros custos.

O bloco comunitário está a tentar adquirir doses da vacina assim que estiver aprovada e estendeu as negociações a seis farmacêuticas para aumentar a probabilidade de conseguir a vacina para os europeus. Apesar da urgência em fechar negócio devido à corrida global, a UE está a ter dificuldades em chegar a acordo, de acordo com a Reuters.

As conversações com a Johnson & Johnson serão a mais avançadas, mas ainda não estão fechadas devido à partilha de custos decorrentes da responsabilidade por eventuais efeitos secundários causados pelo medicamento. No caso da Sanofi e GlaxoSmithKline, o problema será, segundo a Reuters, as empresas pedirem pagamento antecipado e a UE querer pagar em prestações.

150 candidatos na corrida à vacina

Além destas três, a UE está em negociações com a Moderna, a CureVac e ainda uma sexta empresa não identificada. Os Estados Unidos fecharam já dois acordos, com a AstraZeneca e com a Pfizer, estando já a financiar o desenvolvimento dos ensaios clínicos.

Há atualmente mais de 150 candidatos à vacina contra a Covid-19 em vários estágios de desenvolvimento. Com 23 destes projetos já em fase de ensaios com humanos, o medicamento da Moderna é dos mais avançados.

A empresa de biotecnologia anunciou esta segunda-feira que deu início a um ensaio clínico com cerca de 30 mil adultos sem doenças respiratórias. A investigação terá ajuda de fundos públicos, sendo que este é o primeiro teste do género desde que a administração liderada por Donald Trump lançou um programa de aceleração da investigação contra o novo coronavírus.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Negociações da UE sobre vacina contra a Covid-19 chegam a impasse

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião