Fisco recusou devolver 355 euros de ISV. Vai pagar o dobro só em custas

  • ECO
  • 28 Julho 2020

Desde que Bruxelas avançou com um processo contra o Estado, que se recusa a mudar as regras do ISV, são vários os contribuintes que não têm hesitado na hora de reclamar a devolução deste imposto.

Há cada vez mais contribuintes a reclamar a devolução do Imposto Sobre Veículos (ISV), depois de o Estado ter perdido um processo contra a Comissão Europeia. O caso mais recente diz respeito a uma recusa de devolução de 355 euros por parte do Fisco, que terá agora de pagar o dobro desse montante só em custas, depois de ter perdido o recurso que apresentou, avança o Público (acesso pago).

Em causa está a devolução de 355 euros reclamada por um contribuinte junto do Centro de Arbitragem Administrativa de Lisboa (CAAD). Devolução essa que acabou por ser decretada, mas o Fisco não se conformou e recorreu da mesma. Agora, o Tribunal Constitucional deu razão ao contribuinte e a Autoridade Tributária terá de pagar o dobro do valor reclamado: sete unidades de conta, ao valor de 102 euros cada uma.

Desde que a Comissão Europeia avançou com um processo contra o Estado português, que se recusa a mudar as regras do ISV, são vários os contribuintes que não têm hesitado na hora de reclamar a devolução deste imposto. A 26 de junho havia 36 processos pendentes no CAAD, num total de 329.941,70 euros, segundo dados avançados ao Público. Um mês depois, o número aumentou para 47 processos e o montante para 731.141,40 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fisco recusou devolver 355 euros de ISV. Vai pagar o dobro só em custas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião