Santander Portugal já deu 88 mil moratórias no crédito. Cedeu 1,3 mil milhões às empresas
No final do semestre, as moratórias, legal e privada, tinham abrangido mais de 88 mil clientes correspondendo a um montante superior a 8,9 mil milhões de euros de crédito.
O Santander Portugal já deu mais de 88 mil moratórias a clientes, tanto a famílias como a empresas, correspondendo a um montante superior a 8,9 mil milhões de euros de crédito. Este valor corresponde a quase um quarto da carteira total de financiamento concedido pelo banco.
“No atual contexto de pandemia, o banco redefiniu as suas prioridades reforçando o seu apoio às famílias, negócios e empresas e sociedade em geral, disponibilizando, entre outras medidas, moratórias para o crédito a particulares, complementando a moratória do Estado, bem como a moratória do Estado para empresas”, explica o banco em comunicado.
Procurando “permitir a redução dos encargos destes empréstimos para os clientes”, o banco liderado por Castro e Almeida revela que as moratórias, tanto a legal como a privada, “tinham abrangido mais de 88 mil clientes”.
Estas moratórias correspondem “a um montante superior a 8,9 mil milhões de euros de crédito”, diz a instituição liderada por Castro e Almeida. Este valor é elevado, sendo equivalente a “cerca de 22% da carteira total” de crédito do Santander Portugal.
Foi em março que o Governo aprovou uma moratória legal para apoiar as famílias e empresas penalizadas pela pandemia, permitindo a suspensão do pagamento das prestações dos respetivos créditos. Inicialmente foi previsto que essa suspensão vigorasse até ao final de setembro. No entanto, o Executivo decidiu recentemente prolongar a medida até 31 de março de 2021 e incluiu mais clientes e mais créditos.
Além das moratórias no crédito, o Governo lançou também linhas de crédito destinadas às empresas, procurando fornecer-lhes a liquidez necessária para superarem um período marcado por uma forte quebra da atividade, tendo em conta a necessidade de confinamento para travar o contágio pelo novo coronavírus.
No caso das linhas de crédito com garantia do Estado, destinadas a mitigar os efeitos da pandemia, o Santander Portugal revela que “já aprovou um conjunto de operações no montante de cerca de 1,3 mil milhões de euros”.
(Notícia atualizada às 9h24 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Santander Portugal já deu 88 mil moratórias no crédito. Cedeu 1,3 mil milhões às empresas
{{ noCommentsLabel }}