Preço das casas registou em setembro o aumento mais elevado em 15 anos

  • Lusa
  • 11 Janeiro 2017

Em setembro do ano passado, os preços das casas subiram cerca de 7,5%. Desde 2008 que os preços não valorizavam cinco semestres consecutivos.

O preço de venda de casas em Portugal registou em setembro de 2016 o maior aumento homólogo desde 2001, ao crescer 7,5%, segundo o índice hoje divulgado pela consultora Confidencial Imobiliário (Ci).

Resultante do Sistema de Informação Residencial, que inclui os dados de quase todas as maiores redes de mediação imobiliária, o índice mostrou que o ritmo de recuperação acelerou a retoma iniciada em meados de 2013.

Os preços tiveram o ponto mais baixo do mercado em 2013, aumentando a partir de meados desse ano, em acumulado, 11,1%.

Para ser encontrada uma valorização semelhante, de 7,5%, tem que se recuar 15 anos, segundo a Ci, notando que este crescimento “triplica a variação homóloga de 2,1% registada um ano antes (setembro de 2015)”. No terceiro trimestre de 2016, o crescimento face ao trimestre anterior foi de 2,4%.

As valorizações reptem-se, assim, há cinco semestres consecutivos, uma situação inédita desde o início da crise, em finais de 2008.

No Portuguese Housing Market Survey, em novembro, os agentes inquiridos apontavam para uma subida média anual nos preços de 4% nos próximos cinco anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço das casas registou em setembro o aumento mais elevado em 15 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião