Vitor Escária nomeado chefe de gabinete do primeiro-ministro

  • Lusa e ECO
  • 17 Agosto 2020

Vitor Escária iniciou funções esta segunda-feira, sucedendo a Francisco André, que irá transitar para a representação permanente de Portugal junto da OCDE.

O economista Vitor Escária foi nomeado esta segunda-feira chefe de gabinete do primeiro-ministro, António Costa, substituindo no cargo Francisco André, que vai assumir funções na representação permanente de Portugal junto da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

De acordo com fonte do gabinete do chefe do executivo, Vitor Escária iniciou funções, sucedendo a Francisco André, que irá transitar para a representação permanente de Portugal junto da OCDE, sediada em Paris.

Vitor Escária, de 48 anos, economista e professor do Departamento de Economia do ISEG — Lisbon School of Economics and Management, regressa ao gabinete de António Costa, de quem foi assessor económico durante o primeiro ano do executivo anterior. Apresentado demissão devido ao envolvimento no caso Galpgate, apesar de ter defendido que viajou para assistir aos jogos do Euro2016 a convite da Galp a título pessoal e não na qualidade de assessor para a área económica do chefe de Governo.

Mesmo tendo deixado de exercer oficialmente funções no gabinete de António Costa, manteve-se ligado ao Executivo já que passou a coordenar uma equipa do ISEG que prestava assessoria ao Governo, através de um contrato celebrado com a Agência de Desenvolvimento e Coesão, no processo de negociação do Quadro Financeiro Plurianual da União Europeia. Mesmo depois do fim desse contrato (em dezembro de 2018), o economista manteve-se ligado ao primeiro-ministro.

Há duas semanas, o Expresso noticiou que Vitor Escária tinha acompanhado António Costa a Budapeste e, dias depois, a Bruxelas, para a negociação do novo Fundo de Recuperação e do quadro financeiro plurianual até 2029. Este terá sido, segundo o semanário, o braço-direito do chefe de Governo e, agora, volta a oficializar-se o vínculo.

Licenciado em Economia, em 1994, pelo ISEG, Universidade Técnica de Lisboa, Vitor Escária fez o mestrado na mesma instituição, em 1997, e doutorou-se em 2004, pelo Department of Economics and Related Studies, University of York, do Reino Unido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vitor Escária nomeado chefe de gabinete do primeiro-ministro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião