Fundo soberano da Noruega com prejuízos por causa da pandemia

Norges Bank apresentou uma desvalorização de 3,4% nos primeiros seis meses, o equivalente a 188 mil milhões de coroas norueguesas (17,6 mil milhões de euros).

O fundo soberano da Noruega, o maior do mundo, teve perdas avultadas na primeira metade do ano. Registou prejuízos de 17,6 mil milhões de euros, penalizado pela forte volatilidade registada nos mercados acionistas por causa da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

O Norges Bank apresentou uma desvalorização de 3,4% nos primeiros seis meses, o equivalente a 188 mil milhões de coroas norueguesas (17,6 mil milhões de euros). Este resultado traduz, especialmente, a desvalorização das ações em carteira.

“Assistiu-se a grandes flutuações nos mercados acionistas neste período. O ano arrancou com otimismo, mas as perspetivas para os mercados acionistas rapidamente mergulharam quando o novo coronavírus começou a espalhar-se a nível mundial”, disse Trond Grande, vice-presidente do Norges Bank.

O fundo, que tem investimentos em muitas das cotadas da bolsa nacional, apresentou um retorno negativo de 6,8% nas suas participações detidas através de ações, que continuam a representar a maioria da alocação do fundo: 69,6%. Também o imobiliário, onde tem investido 2,8% do fundo, apresentou um retorno negativo de 1,6%.

A compensar as fortes perdas com as ações, embora não o suficiente para evitar o resultado global negativo, esteve a aposta em dívida. Cerca de 27% do dinheiro daquele que é o maior fundo soberano do mundo está alocado a títulos de dívida, tendo estes apresentado um retorno positivo de 5,1% neste período.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundo soberano da Noruega com prejuízos por causa da pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião