Preço das rendas cai perto de 10% em Madrid e Barcelona
O aumento da oferta ocorrido durante a pandemia está na base desta tendência de queda no preço das rendas.
A pandemia veio travar a escalada dos preços das rendas que se verificava nas principais cidades espanholas. Nos últimos tempos, os aumentos deram lugar a quedas, e na capital madrilena e na cidade de Barcelona já se verificam descidas que rondam os 10% nos preços das casas para arrendar.
Esta queda deve-se principalmente ao aumento da oferta ocorrido durante os meses da pandemia. O período de confinamento paralisou quase completamente a atividade do setor, razão pela qual parte da oferta se acumulou por dois meses, referem especialistas citados pelo El Economista (acesso livre, conteúdo em espanhol).
Para além disso, a queda do turismo levou a que cerca de 20% da oferta de casas para turistas passassem para o mercado tradicional entre março e meados de julho, o que leva a um aumento nos ativos disponíveis em alguns bairros específicos. Esta tendência poderá, ainda assim, ser temporária, regressando ao normal quando o mercado turístico recuperar.
Assistiu-se também a passagens do mercado de venda para o arrendamento, já que alguns proprietários viram que as suas expectativas de preço não poderiam ser atingidas neste momento, também contribuíram para o aumento da oferta. A isto soma-se ainda uma diminuição na procura, impactada pela crise e pela incerteza da atual situação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preço das rendas cai perto de 10% em Madrid e Barcelona
{{ noCommentsLabel }}