Brasileira Caixa Seguridade reforça parceria com francesa CNP

  • ECO Seguros
  • 7 Setembro 2020

A estatal francesa de previdência e a filial de seguros da brasileira Caixa Económica assinaram acordo para distribuir produtos de poupança e seguros através do canal bancário da caixa federal.

A Caixa Seguridade, braço de seguros da Caixa Econômica Federal (CEF) reforçou relações com a francesa CNP Assurances (CNP) por via de acordo que visa criar uma nova sociedade conjunta para distribuição exclusiva de seguros na rede bancária do grupo CEF (“balcão Caixa”), anunciou a entidade brasileira em comunicado.

O novo acordo de associação foi negociado para durar 20 anos e complementa protocolos anteriores nas áreas de seguros de crédito habitação, Vida e previdência. A nova aliança enquadra-se na estratégia da instituição brasileira de capitais públicos de reestruturar e tornar mais competitiva a sua área de seguros. A parceria vai explorar o produto “Consórcio”, uma espécie de fundo poupança baseado em mecanismos de mutualidade, mas vocacionado para concessão de financiamento mais atrativo (face às taxas praticadas no mercado) para aquisição automóvel e imobiliário, sempre através da rede balcão Caixa.

Nos termos do acordo, “a Caixa Seguridade terá 75% de participação no capital total da nova sociedade (“Nova Companhia”), sendo titular de 49,99% das ações ordinárias e 100% das ações preferenciais da Nova Companhia. A CNP deterá 50,01% das ações ordinárias, em montante correspondente a 25% de participação no capital total da Nova Companhia, detalha a Caixa Seguridade Participações no comunicado de facto relevante.

Para a realização da transação prevista tornar-se operativa em janeiro de 2021, “a CNP subscreverá aumento de capital na Nova Companhia no valor total de 250 milhões de reais” (cerca de 39 milhões de euros ao câmbio médio de agosto), montante que “será repassado pela Nova Companhia à Caixa Econômica Federal.” Nos termos de outorga desta à filial de seguros, a “Caixa Seguridade celebrará com a Nova Companhia um contrato de distribuição, que conferirá à Nova Companhia o direito de explorar o Balcão Caixa por 20 anos”.

A sociedade emergente da parceria (Nova Companhia) terá gestão partilhada pelas partes e pagará comissão de distribuição às entidades intermediárias (canal bancário da CEF).

Sujeito ao cumprimento das condições estipuladas no acordo de associação, incluindo as aprovações legais e regulatórias aplicáveis, “o fechamento da operação é esperado para ocorrer até 04 de janeiro de 2021”, aponta a fonte.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brasileira Caixa Seguridade reforça parceria com francesa CNP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião