Mota-Engil cai mais de 5%. Lisboa contraria ganhos da Europa

Praça portuguesa contraria a recuperação das restantes bolsas europeias. Mota-Engil corrige do disparo histórico, mas energias trava perdas.

Lisboa está a perder valor. A praça portuguesa contraria a tendência positiva das restantes bolsas europeias, numa sessão marcada pela correção da Mota-Engil após a subida histórica de mais de 30%. Setor da energia impede uma queda mais acentuada.

O PSI-20, o índice de referência do mercado de capitais português, segue a desvalorizar 0,30% para 4.358,51 pontos, numa sessão em que o Stoxx 600 avança 0,2%. As praças europeias contrariam o comportamento dos mercados asiáticos, nomeadamente da bolsa japonesa que afundou perante a possível saída do cargo do primeiro-ministro Shinzo Abe.

A Mota-Engil está a corrigir. A construtora que disparou mais de 30% depois de anunciar um negócio para a venda de cerca de um terço do capital da construtora aos chineses da CCCC, volta a destacar-se na praça portuguesa, mas desta vez do lado das quedas.

A construtora registou uma subida histórica na última sessão, depois de revelar um negócio que será feito a um valor bastante acima do mercado. Depois de ter ganho 32%, anulando todas as perdas acumuladas desde o início do ano, a empresa liderada por Gonçalo Moura Martins perde mais de 5% para 1,816 euros, apesar de ter chegado a ganhar mais de 3% logo no arranque da sessão.

A pesar na bolsa nacional está a Jerónimo Martins, que cai mais de 1% para 13,885 euros, bem como a EDP, que recua 0,72% para cotar nos 4,246 euros. A EDP Renováveis, que ganha 0,3% para 14,32 euros, impede uma descida mais acentuada da praça nacional, assim como o BCP que soma 0,1% para cotar nos 10,08 cêntimos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mota-Engil cai mais de 5%. Lisboa contraria ganhos da Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião