Vai instalar a Stayaway Covid? Não dá em todos os telemóveis

A app que vai ajudar a rastrear eventuais contactos com pessoas infetadas pelo novo coronavírus já está disponível para Android e iOS, mas nem todos vão conseguir instalá-la.

A Stayaway Covid já chegou. Primeiro “aterrou” nos Android, mas agora ficou disponível também para os utilizadores do sistema operativo iOS, da Apple. Muitos já descarregaram a app que vai ajudar a rastrear eventuais contactos com pessoas infetadas com Covid-19, mas nem todos vão conseguir fazê-lo por incompatibilidade do sistema.

Assim que entrou nas lojas Google Play Store e Apple Store, a aplicação desenvolvida pelo INESC TEC, ISPUP, Keyruptive e Ubirider rapidamente disparou para o top das mais descarregadas em Portugal. A SIC Notícias avança que foram feitos mais de 10 mil downloads em 24 horas, apenas nos Android.

Está disponível, apesar de a apresentação oficial ser apenas esta terça-feira, 1 de setembro, mas nem todos os smartphones terão a capacidade de aceder a esta app. Pela falta de espaço nos telemóveis: app exige 58 MB nos Android e 35,1 MB no iOS, mas principalmente por incompatibilidade do sistema operativo.

No caso dos Android, a app funciona com Android 6.0, ou “Marshmallow”, lançado em outubro de 2015, ou versões superiores, havendo ainda equipamentos em uso com sistemas anteriores. Aliás, num dos primeiros comentários à aplicação na Google Play Store, um dos utilizadores lamenta o facto. “É pena só dar a partir do Android 6”, diz. Outro comentário lembra que “falta também existir para dispositivos Huawei sem os serviços da Google”.

Também nem todos os utilizadores de iPhones conseguirão instalar a app. A Stayaway Covid “requer o iOS 13.5 ou posterior”, de acordo com a informação apresentada pelo programador na App Store.

O iOS 13.5 é utilizado em 64% dos smartphones da Apple em Portugal, de acordo com dados da Statcounter, o que significa que mais de um terço dos equipamentos da marca da maçã não conseguem aceder à app. iPhones 6 e anteriores não podem ter a aplicação porque este iOS não foi disponibilizado para estes smartphones.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vai instalar a Stayaway Covid? Não dá em todos os telemóveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião