Almaraz: Portugal avança com queixa à Comissão Europeia na segunda-feira
O Governo português não conseguiu chegar a acordo com o Governo espanhol. O Ministério do Ambiente vai avançar com uma queixa à Comissão Europeia na segunda-feira.
Depois de avanços e recuos, o Governo português vai mesmo avançar com uma queixa à Comissão Europeia na próxima segunda-feira, avança a Sic Notícias. A reunião entre o ministro do Ambiente português e o ministra do Ambiente e o ministro da Energia espanhóis terminou sem acordo.
“Portugal vai solicitar a intervenção de Bruxelas”, afirmou, esta quinta-feira, João Matos Fernandes aos jornalistas, em Madrid. Em causa está a construção de um armazém para os resíduos nucleares da central de Almaraz. “Fizemos um esforço para chegar a acordo, sendo que para nós é claro que de um projeto destes podem resultar potenciais impactos para Portugal e eles não foram estudados, mas têm de ser”, argumentou Matos Fernandes.
Portugal reivindica uma avaliação do impacto ambiental transfronteiriço. Uma análise da União Europeia seria sobre a eventual violação da diretiva comunitária que impõe análises ambientais para casos com possível impacto além-fronteiras.
Em causa está a construção de um armazém de resíduos nucleares, direcionado para a central nuclear de Almaraz, cuja localização está a 100 quilómetros da fronteira portuguesa, com o Rio Tejo ao lado. O lixo nuclear espanhol era exportado para França, mas o protocolo já terminou e Espanha decidiu resolver por si o problema.
Editado por Mariana de Araújo Barbosa (mariana.barbosa@eco.pt)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Almaraz: Portugal avança com queixa à Comissão Europeia na segunda-feira
{{ noCommentsLabel }}