Construtoras nacionais só ganham 20% das grandes obras

  • ECO
  • 7 Setembro 2020

Empresas espanholas asseguraram mais de dois terços das grandes obras públicas, avaliadas em 544 milhões de euros. Já os construtoras nacionais ficaram com obras de 166 milhões de euros.

As construtoras nacionais asseguraram pouco mais do que um quinto dos concursos para as grandes obras públicas, acima de 10 milhões de euros, desde o início do ano, segundo avança o Jornal de Negócios (acesso pago).

Com base nos dados do portal Base e na informação divulgada pelas empresas, em 11 grandes investimentos públicos contratados este ano, num total de 760 milhões de euros, as empresas portuguesas asseguraram quatro, no valor de 166 milhões. As construtoras espanholas lideram o “ranking”, com 72% das obras em termos de investimento, cerca de 544 milhões.

De acordo com o jornal, os restantes 50 milhões de euros, representando 6% do total, correspondente ao contrato do primeiro lote do projeto de expansão do Metro de Lisboa. Quem assegurou esta obra foi a construtora Zagope, dos brasileiros da Andrade Gutierrez.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Construtoras nacionais só ganham 20% das grandes obras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião