5 coisas que vão marcar o dia

O país vai ficar a conhecer as novas restrições que entrarão em vigor com o estado de contingência. Wall Street encerrado para o feriado.

O arranque da semana será dominado pelas medidas de combate à pandemia: após o regresso das reuniões do Infarmed, o Governo vai anunciar quais as restrições que entram em vigor com o Estado de Contingência, a 15 de setembro. Na justiça, há desenvolvimentos no caso do Banco Espírito Santo (BES) e, nas bolsas, há menor liquidez com Wall Street fechado.

Reuniões do Infarmed retomam no Porto

As reuniões que juntam especialistas, políticos e parceiros sociais no Infarmed para analisar a evolução da pandemia vão ser retomadas. A partir de agora a exposição dos dados vai ser pública, segundo anunciou o Governo na semana passada, após o último Conselho de Ministros. O encontro tem lugar no Porto, a partir das 15h00, e vai ter como tema central o conjunto de medidas que serão definidas para a próxima fase do combate ao vírus.

Conselho de Ministros decide medidas para o estado de contingência

Após o encontro do Infarmed, será a vez de o Executivo liderado por António Costa reunir-se para fechar as medidas para o país. Depois de uma redução progressiva das restrições no país nos últimos meses, as medidas vão voltar a apertar. Portugal vai entrar em situação de contingência a partir de 15 de setembro, para preparar o combate à pandemia durante o outono e inverno.

Leitura da sentença de Ricardo Salgado e Amílcar Pires

O julgamento do recurso das coimas aplicadas pelo Banco de Portugal, em 2017, a Ricardo Salgado e Amílcar Pires vai dar novos passos esta segunda-feira, com a leitura da nova sentença. Em causa está a ausência de medidas de prevenção de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo em unidades do BES no estrangeiro. Dos quatro condenados, só Ricardo Salgado (condenado ao pagamento de uma coima de 350 mil euros) e Amílcar Morais Pires (ao pagamento de 150 mil euros) recorreram. António Souto, condenado a uma coima de 60 mil euros, e o BES (25 mil euros) não recorreram.

Consumo de eletricidade na Zona Euro reflete desconfinamento

Entre os dados económicos, o destaque estará no consumo de eletricidade na Zona Euro. O Eurostat divulga dados referentes a junho, depois de, em maio, a eletricidade usada pelos consumidores continuar mais de 10% abaixo da média dos últimos quatro anos devido ao fecho de escolas e empresas. O consumo em junho poderá, no entanto, começar a refletir já as primeiras medidas de desconfinamento em vários países da moeda única.

Labor Day deixa Wall Street fechado

Já nas bolsas será uma sessão de menor liquidez com as praças norte-americanas fechadas. Wall Street só voltar a negociar na terça-feira depois do fim de semana prolongado nos EUA, onde se celebrou o Labor Day (Dia do Trabalhador). A pausa acontece depois de uma semana que acabou por ser negativa devido ao pessimismo da Reserva Federal norte-americana quanto à recuperação económica após a pandemia e a dados económicos pouco animadores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião