IGCP faz novo teste ao mercado de dívida de muito longo prazo. Vai fazer emissão a 25 anos
Portugal vai voltar ao mercado com a emissão de dívida de longo prazo. Realizará, na próxima semana, uma operação de financiamento a 10 e a 25 anos.
Portugal vai voltar ao mercado de dívida de longo prazo. A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) anunciou que pretende fazer um duplo leilão de dívida, com maturidades a 10 e a 25 anos. A última vez que se financiou com a linha de 2045 foi há pouco mais de um ano.
“O IGCP vai realizar no próximo dia 9 de setembro dois leilões das OT com maturidade em 18 de outubro de 2030 e 15 de fevereiro de 2045, com um montante indicativo global entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros”, refere o IGCP.
Se a agência liderada por Cristina Casalinho emitiu dívida a 10 anos há pouco tempo, a 26 de agosto, tendo conseguido um juro de apenas 0,336%, é preciso recuar ao verão de 2019 para encontrar uma operação com a linha de dívida de 2045.
Foi em julho de 2019 que Portugal emitiu dívida de mais longo prazo, tendo pago, à data, 1,42%, muito abaixo da taxa de 2,8% que tinha suportado no ano anterior no leilão da mesma linha que continua a servir como referência a 30 anos, embora tenha agora uma maturidade de 25 anos.
Com este duplo leilão, o IGCP pretende obter financiamento que o Estado necessita tendo em conta os gastos que terá de suportar por causa da pandemia de Covid-19.
Beneficiará, neste duplo leilão, da “bazuca” do Banco Central Europeu, destinada a comprar dívida de países do euro emitida por causa da pandemia, o que tem permitido baixa de forma expressiva os custos de financiamento do país.
(Notícia atualizada às 13h31 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
IGCP faz novo teste ao mercado de dívida de muito longo prazo. Vai fazer emissão a 25 anos
{{ noCommentsLabel }}