Futebol profissional regressa com (muitos) testes e com sonho de vir a ter público

A temporada 2020/2021 está prestes a começar para o futebol profissional, mas em plena pandemia, a bola não será o único elemento fundamental. Os testes à Covid-19 também serão.

O futebol profissional português está de volta aos grandes palcos, num regresso que vai ficar (novamente) marcado pela implementação de apertadas medidas de precaução devido à situação de pandemia que o país vive atualmente. Tal como na segunda metade da época passada, os atletas dos clubes da I Liga serão obrigados a realizar testes ao novo coronavírus antes de cada jogo, porém os jogadores da segunda divisão realizarão testes apenas a cada duas jornadas, segundo o Plano de Retoma do Futebol Profissional da Liga Portugal.

Durante a época 2020/21, os clubes presentes no principal escalão serão obrigados a realizar “testes aos jogadores constantes da ficha de jogo no último jogo oficial até 48h antes da competição”, uma norma que também se estenderá para a Taça da Liga (a realizar-se entre 16 e 23 de janeiro de 2021, em Leiria), de acordo com o comunicado da Liga. Já no caso dos emblemas da segunda Liga, as equipas estão obrigadas apenas a realizar os testes “a cada duas jornadas oficiais”.

O organismo liderado por Pedro Proença revela ainda que poderão também exigir às equipas e atletas “testes laboratoriais aleatórios, no sentido de garantir uma maior vigilância aos clubes localizados em zonas com transmissão comunitária ativa de SARS-CoV-2″, uma novidade em comparação às medidas tomadas na segunda metade da temporada passada.

No caso de surgir um caso positivo de Covid-19 no seio de uma equipa, a Liga de clubes salienta que a pessoa infetada deve ser isolada, ficando impossibilitada de “participar em treinos e competições até à determinação de cura deliberada pela Autoridade de Saúde territorialmente competente”. No entanto, de acordo com a entidade que regula o futebol profissional “a identificação de um caso positivo não torna, por si só, obrigatório o isolamento coletivo, das equipas.”

A possibilidade de público nos estádios

Com estádios “despidos” de público desde a retoma do futebol em junho passado, a Liga Portugal abriu porta à possibilidade de existir adeptos nos recintos desportivos ainda nesta época desportiva. Uma ambição que já foi demonstrada por Pedro Proença em várias ocasiões.

No Plano de Retoma do Futebol Profissional é explicado que a presença “de público nas competições de futebol, depende de parecer técnico da DGS, sustentado na evolução da situação epidemiológica, e respetiva aprovação em Conselho de Ministros”, todavia é pedido no relatório que o “Plano de Contingência de cada Sociedade Desportiva, deverá contemplar a presença de público nas bancadas e na hospitalidade”.

No entanto, o comunicado refere que tribunas presidenciais e camarotes poderão ser ocupados desde que não atinjam uma lotação máxima de 50%, sendo que estas devem garantir lugar para “elementos regularmente previstos para a equipa visitante, dois elementos máximo da FPF (observador e observador de seleções)” e “representantes da Liga Portugal em funções ao jogo”.

O pontapé de saída da I Liga está marcado para o próximo dia 18 de setembro, com o Famalicão a receber em casa o Benfica às 19h00. O Segundo escalão iniciará a temporada esta quinta-feira (10 de setembro), com o Estoril e Arouca a enfrentarem-se no jogo inaugural da I jornada.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Futebol profissional regressa com (muitos) testes e com sonho de vir a ter público

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião