Substituto de Ginsburg será proposto “rapidamente” e “provavelmente” será mulher

  • Lusa
  • 20 Setembro 2020

“Teremos um nomeado muito rapidamente”, afirmou Donald Trump sobre quem irá ocupar o lugar deixado vago no Supremo Tribunal dos EUA com a morte da juíza Ruth Bader Ginsburg.

O Presidente norte-americano afirmou que irá propor “muito rapidamente” um nome, “provavelmente” o de uma mulher, para ocupar o lugar deixado vago no Supremo Tribunal dos Estados Unidos com a morte da juíza Ruth Bader Ginsburg.

“Teremos um nomeado muito rapidamente”, afirmou Donald Trump, citado pela agência France-Presse (AFP), antes de partir para um comício da campanha eleitoral, na Carolina do Norte.

Queremos respeitar o processo. Penso que será muito rápido”, acrescentou.

O Presidente norte-americano disse ainda que o novo juiz do Supremo Tribunal “provavelmente será uma mulher”. “Se alguém me perguntasse, eu diria que uma mulher estaria numa melhor posição. A escolha de uma mulher seria certamente sensata”, defendeu.

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, defendeu que qualquer votação para o lugar deixado vago por Ginsburg deve ocorrer depois das eleições presidenciais de 03 de novembro, à semelhança do que o presidente do Senado, o republicano Mitch McConnell, tinha imposto em 2016 quando os democratas não puderam apresentar um nome para ser escolhido pelo então presidente dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama.

Ruth Bader Ginsburg, conhecida pelas iniciais RGB, que criticou Donald Trump na campanha de 2016 e era a mais velha da ala liberal, morreu na sexta-feira aos 87 anos de “complicações causadas por um cancro do pâncreas”.

Em julho, Ginsburg tinha anunciado que estava a fazer quimioterapia para lesões no fígado, a última das várias batalhas que travou contra o cancro desde 1999.

Nos últimos anos como juíza do Supremo Tribunal, Ginsburg afirmou-se como líder inquestionável da ala progressista da instituição e na defesa dos direitos das mulheres e das minorias, conquistando admiradores entre várias camadas da população norte-americana.

A morte da juíza representa um duro golpe para os progressistas norte-americanos e poderá alterar o equilíbrio da instituição em benefício dos conservadores, de acordo com vários observadores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Substituto de Ginsburg será proposto “rapidamente” e “provavelmente” será mulher

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião