Combustíveis descem (outra vez). Euro ajuda
Os preços dos combustíveis vão voltar a baixa nos postos de abastecimento nacionais. A queda do petróleo, numa altura em que o euro está a valorizar, vai trazer preços mais baixos na próxima semana.
Os combustíveis vão ficar mais baratos. O petróleo deslizou nos mercados internacionais, permitindo um alívio nas cotações tanto da gasolina como do gasóleo que se vai refletir nos valores de venda nos postos de abastecimento nacionais a partir da próxima semana. A descida é mais forte por causa da valorização do euro.
Com o barril de petróleo a corrigir de máximos, baixando de 57 para valores em torno dos 55 dólares, também as cotações da gasolina e do gasóleo aliviaram nos mercados internacionais. Enquanto o preço médio semanal da gasolina (o que é considerado nas atualizações dos preços) encolheu em 2,8%, o do diesel baixou 2,2%. Mas isto em dólares.
O euro voltou aos ganhos, animado pelos dados positivos da inflação que aumentam a expectativas em torno da inversão da política monetária do BCE. Com esta subida, acentuou a queda dos preços nos mercados. Assim, a gasolina está 3,5% mais barata, já o gasóleo baixa 2,9%. E nos postos? Há margem para descidas de dois cêntimos.
O valor de venda da gasolina tem maior potencial para descer, podendo recuar em dois cêntimos por litro, de acordo com os cálculos do ECO com base em dados da Bloomberg. O gasóleo, o combustível mais utilizado em Portugal, poderá ficar 1,5 cêntimos mais barato no arranque da próxima semana.
De acordo com dados da Direção Geral de Energia e Geologia, a gasolina simples de 95 octanas está a ser vendida a 1,468 euros por litro, podendo baixar dos 1,45 euros no arranque da semana. Já o diesel poderá baixar para um preço médio de cerca de 1,26 euros (está em 1,278 euros), descida que, em conjunto com a registada na última semana, anulará o aumento de dois cêntimos no Imposto Sobre produtos Petrolíferos que entrou em vigor no arranque do ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Combustíveis descem (outra vez). Euro ajuda
{{ noCommentsLabel }}