Aviva já tem candidatos à compra da operação em Itália

  • ECO Seguros
  • 28 Setembro 2020

Allianz, Axa e Mapfre perfilam-se como potenciais interessados nos ativos da Aviva em Itália, enquanto o grupo UniCredit estará comprador de outra parte das operações naquele mercado.

O grupo britânico de seguros está a avaliar a venda das operações (ramo Vida e seguros gerais) que detém em Itália, ponderando ao mesmo tempo propostas que lhe permitam concretizar a noticiada saída do mercado francês.

Segundo a agência Reuters, que cita fontes não identificadas, o futuro de duas joint-ventures (empresas conjuntas) através das quais a Aviva desenvolve atividade em Itália estará prestes a ser decidido. Uma das parcerias, envolvendo acordo de distribuição com o grupo bancário UniCredit expira este ano já terá deixado de vender novas apólices. Além deste negócio, a seguradora britânica tem outra parceria de bancassurance com o italiano UBI Banca, a caminho a ser tomado pelo Intesa Sanpaolo.

Os dois negócios, a parceria com o UniCredit e a distribuição de seguros gerais, desenvolvida através de uma rede de agentes no mercado italiano, estão incluídos no pacote de ativos que a Aviva pretende vender.

De acordo com uma das fontes, a operação de seguros gerais – o ativo mais atrativo da companhia britânica em Itália – interessa à alemã Allianz, à francesa AXA e à espanhola Mapfre, podendo ser transacionados (numa venda separada) por valores entre 200 milhões e 300 milhões de euros.

A operação italiana de seguros gerais representou prémios líquidos de 319 milhões de libras esterlinas (cerca de 349,5 milhões de euros ao câmbio atual) para a Aviva, em 2019. Ainda, de acordo com a agência de notícias, o UniCredit estaria disposto a tomar a parte da Aviva no negócio conjunto do ramo Vida para, mais tarde, também vender a operação.

Em França, onde a intenção venda já foi confirmada, os ativos da Aviva poderão ser adquiridos por um consórcio incluindo a Allianz e a Athora Holding (entidade com negócios no ramo Vida). Mas, segundo a Reuters, a Generali, a AXA e La Mondiale serão outros potenciais interessados na compra da Aviva France.

Os desinvestimentos da Aviva em França e Itália, junto com outras operações internacionais que a companhia britânica está a vender (por exemplo, em Singapura), enquadram-se numa reorientação estratégica do grupo para se focar apenas nos mercados do Reino Unido, Irlanda e Canadá, conforme afirmado há poucos meses por Amanda Blanc, nova CEO da Aviva Plc.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aviva já tem candidatos à compra da operação em Itália

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião