Cartão de localização de passageiros nos aviões vai ser digital

  • Lusa
  • 28 Setembro 2020

O cartão de localização de passageiros nos aviões vai passar a ser digital a partir de outubro. Este cartão facilita a localização de possíveis contágios por Covid-19.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde anunciou que o cartão de localização de passageiros dos aviões, que permite rastrear possíveis casos de Covid-19, vai passar a ser totalmente digital em outubro.

Na conferência de imprensa de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus em Portugal, António Lacerda Sales afirmou que o PLC (Passenger Location Card, denominação em inglês) vai funcionar, a partir de 2 de outubro, com a versão em papel e digital e, a partir de 9 de outubro, passa a ser exclusivamente digital.

Este cartão de localização de passageiros entrou em vigor quando os aeroportos e as companhias aéreas retomaram a atividade, após o período de confinamento, e permite rastrear possíveis casos de Covid-19, depois de um passageiro, após a viagem, testar positivo para a doença. Todos os passageiros têm que obrigatoriamente entregar este cartão à chegada, sendo disponibilizado pela companhia aérea durante o voo.

O anúncio foi feito depois de Lacerda Sales ter sido questionado sobre a aglomeração de passageiros registada no domingo de manhã, na zona da área internacional do Aeroporto de Lisboa, numa altura em que aterraram 18 voos, com cerca de 1.400 passageiros. “Esperamos que tenha sido uma situação meramente pontual que não é recomendável sob o ponto de vista de saúde pública”, disse António Lacerda Sales.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cartão de localização de passageiros nos aviões vai ser digital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião