Fundos de pensões americanos processam Allianz por perdas de investimento

  • ECO Seguros
  • 29 Setembro 2020

A companhia alemã enfrenta processos judiciais de indemnização nos EUA por perdas em produtos de investimento, que as queixosas alegam ser responsabilidade da seguradora.

A Allianz é alvo de processos judiciais movidos por diversos fundos de pensões nos Estados Unidos porque, alegadamente, a seguradora alemã não preveniu “opções” para perdas de certas carteiras de investimento expostas às quedas abruptas do mercado, por efeito da pandemia, ao longo da primeira metade de 2020.

Segundo reporta a imprensa, em conjunto, as ações judiciais movidas contra a seguradora no tribunal de Nova Iorque alegam que os investidores perderam cerca de 4 mil milhões de dólares. Por conta deste litígio, a atuação da Allianz também é alvo de inquéritos da SEC (Securities and Exchange Commission).

Os queixosos – fundos de pensões de professores, camionistas e trabalhadores do setor de transportes da área metropolitana de Nova Iorque (MTA) – pretendem ser compensados por perdas significativas em ativos negociados nos mercados financeiros no período de forte volatilidade causada pelo impacto da Covid-19 nos mercados.

A companhia alemã assumiu posição afirmando que, embora “as perdas tenham sido dececionantes, as alegações são legal e factualmente inaceitáveis” e irá defender-se vigorosamente das acusações, cita a agência Reuters. Ainda segundo a seguradora, os queixosos são investidores profissionais, cientes de comprarem fundos com riscos proporcionais aos ganhos esperados para o produto.

O processo mais recente tem como alvo a unidade de gestão de ativos Allianz Global Investors, e foi movido pelo fundo de pensões da Metropolitan Transportation Authority (MTA). A empresa tem 70 mil funcionários e fez um investimento inicial de 200 milhões de dólares nos produtos financeiros.

Os outros processos, na generalidade relacionados com fundos de uma carteira (designada “Structured Alpha”), são assumidos por um fundo de pensões de professores do Estado do Arkansas, outro fundo de um sindicato dos camionistas e por empresas do grupo Blue Cross Blue Shield, que opera em seguros de saúde.

A investigação conduzida pela SEC continua e a Allianz está a cooperar no inquérito, indicam as mesmas fontes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundos de pensões americanos processam Allianz por perdas de investimento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião