Brexit: Boris Johnson apela ao “bom senso” dos europeus para resolver impasse

  • Lusa
  • 2 Outubro 2020

O primeiro-ministro britânico afirma que compete aos europeus “usar o bom senso” para chegar a um acordo comercial pós-Brexit com o Reino Unido.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse esta sexta-feira que compete aos europeus “usar o bom senso” para chegar a um acordo comercial pós-Brexit com o Reino Unido, para evitar uma saída sem acordo.

Em entrevista à estação televisiva BBC, o líder conservador disse que há “todas as hipóteses de se chegar a um acordo”, apesar das persistentes diferenças nas negociações entre o Reino Unido e a União Europeia (UE). “Cabe aos nossos amigos e parceiros usar o bom senso”, concluiu. “Espero que cheguemos a um acordo, depende dos nossos amigos”, insistiu Boris Johnson, recordando o passado da Europa com os seus parceiros.

“Eles fizeram um acordo com o Canadá, do género do que queremos. Por que não o podem fazer connosco? Somos tão próximos, somos membros (da UE) há 45 anos. Está ao nosso alcance. Depende deles”, explicou o primeiro-ministro.

O Reino Unido deixou a UE a 31 de janeiro, mas continua a aplicar as regras da UE até 31 de dezembro, durante esta fase de transição. Na ausência de um acordo até ao primeiro dia de 2021, uma quebra repentina nas relações comerciais abalaria ainda mais as duas economias já enfraquecidas pela pandemia.

As discussões ocorrem dentro de um cronograma particularmente apertado: Boris Johnson marcou a data de 15 de outubro, dia de uma cimeira europeia em Bruxelas, para chegar a um acordo, enquanto os europeus prolongam essa data até ao final de outubro.

No final da 9.ª sessão de negociações esta semana, o negociador britânico David Frost disse que as concessões de Bruxelas seriam essenciais para chegar a um compromisso, em particular no que se refere à pesca e à igualdade de condições. “Estou preocupado porque resta muito pouco tempo agora para resolver esses problemas, antes do Conselho Europeu, a 15 de outubro”, disse Frost, em comunicado, referindo-se ao prazo estipulado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brexit: Boris Johnson apela ao “bom senso” dos europeus para resolver impasse

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião