Hoje nas notícias: Vistos gold, 5G e furtos de carros

  • ECO
  • 6 Outubro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Bruxelas está a averiguar se o futuro leilão do 5G comporta algum tipo de auxílios de Estado. A marcar a atualidade nacional está a notícia de que o Governo se prepara para acabar com os vistos gold em Lisboa e Porto ainda este ano, depois de a medida ter sido adiada devido à pandemia. E os roubos de automóveis estão a aumentar, sobretudo no Porto.

Comissão Europeia está a avaliar se há auxílios de Estado no leilão de 5G

A Comissão Europeia está a avaliar se o projeto de regulamento que a Anacom apresentou para o futuro leilão do 5G poderá comportar algum tipo de auxílios de Estado que devam ser notificados por Portugal. Ao Público, a secretaria de Estado das telecomunicações diz que o Executivo está “a analisar o tema, juntamente com a Anacom”, e sublinhou que “um projeto de regulamento que tenha sido submetido a consulta pública não é um instrumento constitutivo de auxílios de Estado, porquanto não se trata de uma decisão final”. Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Vistos gold acabam ainda este ano em Lisboa e no Porto

O Governo vai mesmo acabar com os vistos gold em Lisboa e Porto. A medida, que estava prevista no Orçamento do Estado para 2020 sob a forma de autorização legislativa, foi adiada por causa da pandemia, mas agora o Executivo, por instruções expressas do primeiro-ministro, que quer cumprir tudo o que foi acordado com Bloco e PCP no Orçamento deste ano, prepara-se para lhe dar seguimento. Diploma deverá estar pronto até ao final do ano. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Marcelo e Costa sob vigilância após caso de Covid-19 de Lobo Xavier

Depois de António Lobo Xavier ter testado positivo para a Covid-19 e apesar de todos os outros conselheiros que participaram na reunião do Conselho de Estado da semana passada terem testado negativo, as autoridades de saúde vão manter a monitorização por 14 dias. “O período de incubação é de dois dias. Por isso, todos os contactos, nesta reunião ou noutras que tenham acontecido desde o período estimado para a incubação do vírus, vão ser alvo de uma avaliação de risco. Poderão ficar em vigilância ativa ou não, consoante o nível de risco que for reconhecido, mas todos terão de ser monitorizadas durante 14 dias”, confirmou António Carlos Silva, delegado de saúde Regional de Lisboa e Vale do Tejo, ao Correio da Manhã. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

 

São roubados 270 carros por mês em Portugal

Está a aumentar o roubo de carros em Portugal. Todos os meses são registados 270 furtos de automóveis no país, com o Grande Porto no topo da lista das ocorrências. Aumento da criminalidade, sentido sobretudo sobre veículos mais valiosos, levou a PSP a criar uma equipa especial com recurso a tecnologia para tentar travar estes furtos. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).

Exportações de calçado impermeável contrariam tendência e estão a crescer

O calçado impermeável representa já quase 3% das exportações nacionais de calçado e é mesmo a única categoria a crescer num ano marcado pela pandemia de Covid-19. Até julho, as exportações nacionais de calçado continuaram em terreno negativo, com uma quebra acumulada de 19,3%. Nesse período, Portugal vendeu 23,265 milhões de euros de calçado impermeável, mais 3,8 milhões de euros do que em igual período do ano passado. Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Vistos gold, 5G e furtos de carros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião