Governos não podem ter acesso aos telemóveis dos cidadãos

  • ECO
  • 6 Outubro 2020

Tribunal de Justiça da UE diz que os Governos só poderão contornar as regras quando em causa estiver uma "ameaça séria à segurança nacional".

Os Governos e as suas agências de inteligência não podem ter acesso indiscriminado aos dados dos telemóveis ou da internet dos seus cidadãos, diz o Tribunal de Justiça da União Europeia.

A decisão, muito aguardada, foi revelada esta terça-feira, 6 de outubro. Vem definir a proibição do acesso a estes dados sem qualquer autorização prévia, a menos que em causa esteja uma “ameaça séria à segurança nacional”.

Quando se verificarem riscos para a segurança nacional, o acesso a estes dados deve ser limitado a um período que se configure como “estritamente necessário”, diz o Tribunal de Justiça numa decisão citada pela Reuters (conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governos não podem ter acesso aos telemóveis dos cidadãos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião