É oficial. Governo espanhol declara estado de emergência em Madrid
O Governo de Espanha decretou esta sexta-feira o estado de emergência em Madrid, como forma de travar a Covid-19. Medida foi conhecida após o Conselho de Ministros extraordinário desta manhã.
O Governo espanhol decretou esta sexta-feira o estado de emergência em Madrid, como forma de travar o avanço da pandemia na capital. A decisão foi tomada no Conselho de Ministros extraordinário desta manhã, avança o El País (acesso livre, conteúdo em espanhol).
A medida vai vigorar durante 15 dias, já que a Constituição impede que se estenda por mais tempo, sem a decisão passar pelo Congresso. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, justificou a aplicação da medida com a necessidade de “proteger a saúde pública já”, revela o jornal espanhol.
A decisão já foi comunicada à presidente da Câmara de Madrid. Este regime foi aprovado com as mesmas medidas que estavam atualmente vigor, nomeadamente o bloqueio da capital e de outros municípios madrilenos com mais de 100 mil habitantes.
Recorde-se que o Tribunal Superior de Madrid rejeitou as medidas que restringem a movimentação das pessoas na capital de Espanha, que tinham sido impostas pelo Governo central para lutar contra o aumento dos casos de Covid-19.
Espanha registou esta quinta-feira 12.423 novos casos de Covid-19, um quarto dos quais em Madrid, elevando para 848.324 o número total de infetados no país desde o início da pandemia, de acordo com a informação divulgada pelo Ministério da Saúde espanhol. As autoridades contabilizaram mais 126 mortes com a doença nas últimas 24 horas, aumentando o total de óbitos para 32.68
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
É oficial. Governo espanhol declara estado de emergência em Madrid
{{ noCommentsLabel }}