TAP bate recorde em dezembro. Cresce no ano

  • Rita Atalaia
  • 16 Janeiro 2017

Quase 990 mil passageiros foram transportados pela TAP no mês de dezembro. Este aumento de 26% é mais um recorde para a companhia aérea portuguesa que cresceu 3,5% no total de 2016.

A TAP atingiu um novo recorde mensal de passageiros em dezembro, transportando quase 990 mil pessoas. A companhia aérea diz que este número representa um aumento de 26%, “reforçando consistentemente os indicadores de tráfego no último trimestre do ano”. Mas este reforço não se limita ao mês de dezembro, generalizando-se também ao total do ano de 2016. Cresceu 3,5% no total.

O mês de dezembro também foi de recordes para a TAP. A companhia área diz que “teve o melhor mês de dezembro de sempre, registando, só nesse período, um aumento de 26% no tráfego transportado face a 2015 e atingindo a marca assinalável de quase 990 mil passageiros”, segundo um comunicado. Isto depois de ter transportado em novembro mais de 967 mil passageiros, outro máximo para a empresa portuguesa.

A empresa diz estar a reforçar “consistentemente os indicadores de tráfego no último trimestre”. Mas esta melhoria também se reflete no total do ano passado. Em 2016, a TAP transportou um total de 11.724 milhões de passageiros, o que se traduz num crescimento de 3,5% face ao ano anterior, explica.

A TAP refere ainda que a taxa de ocupação dos voos registada em dezembro subiu 7,4%, atingindo os 78,8%, e levando a empresa a fechar o ano de 2016 com uma taxa de 78,6% em toda a rede.

Mas para onde voaram?

Neste crescimento, a TAP destaca os Estados Unidos com um crescimento de 65% em 2016. “Este crescimento resulta da aposta estratégica da TAP no mercado norte-americano, com o lançamento, em junho, de duas novas rotas, Nova Iorque/JFK e Boston, e o aumento de frequências para os destinos onde já operava, Newark e Miami”, refere a companhia aérea. Mas, apenas em dezembro, o crescimento foi ainda mais expressivo: 168%, “uma vez que essas novas rotas só contribuíram para o aumento de tráfego no segundo semestre de 2016”.

Nos voos continentais — domésticos, Ilhas e Europa, a TAP registou, no ano passado, um crescimento de 4%. E para este aumento contribuiu fortemente o lançamento da “Ponte Aérea” entre Lisboa e Porto, diz a empresa. “Nesta ligação, no mês de dezembro, a TAP teve um crescimento de 126%, com uma taxa de ocupação média dos seus voos de 73,1%, que reflete uma melhoria de 7,8 pontos percentuais face ao mesmo mês de 2015. Na totalidade do ano, os voos da “Ponte Aérea” serviram quase 300 mil passageiros, mais 80% do que no ano anterior.”

Notícia corrigida às 18h17. Muda o crescimento do número de passageiros da TAP em 2016 de 6% para 3,5%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TAP bate recorde em dezembro. Cresce no ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião