Catarina Martins: “Com aquilo que se conhece, não creio que o Bloco tenha condições para viabilizar o Orçamento”

  • ECO
  • 12 Outubro 2020

"Com aquilo que se conhece neste momento, não creio que o BE tenha condições para viabilizar o Orçamento do Estado", afirma Catarina Martins à Antena 1.

A líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, antecipa que o partido não vai aprovar o Orçamento do Estado para 2021 (OE) na generalidade. Em entrevista à Antena 1, diz que o que já se conhece da versão preliminar do documento não tem condições para ser aprovado pelo BE. Se o BE chumbar a proposta na generalidade, o Governo precisa da abstenção dos restantes partidos à esquerda.

Com aquilo que se conhece neste momento, não creio que o BE tenha condições para viabilizar o Orçamento do Estado“, afirma Catarina Martins à Antena 1, explicando que falou pela última vez com o primeiro-ministro António Costa a meio da semana passada.

A coordenadora do BE referiu que, ao contrário do que aconteceu noutros anos, Costa não fez um acordo formal para fechar as negociações com os partidos à esquerda antes de entregar a proposta de OE no Parlamento. “Não houve de facto nenhum acordo com o BE feito até ao momento. O BE não parou as negociações, não retira as propostas de cima da mesa e não fecha nenhuma porta”, apontou, sublinhando que “os grandes impasses se mantêm” como é o caso dos despedimentos nas empresas que receberam apoio público ou do Novo Banco.

Questionada pela Antena 1 sobre uma eventual crise política, Catarina Martins respondeu que uma crise política “só existe se não houver um Orçamento que responde à vida das pessoas”.

O Conselho de Ministros aprovou este domingo a proposta de Orçamento do Estado para 2021, que será entregue esta segunda-feira pelo ministro das Finanças, João Leão, ao presidente da Assembleia da República. O documento é o primeiro a ser apresentado pelo Governo já sem Mário Centeno aos comandos do ministério, mas ainda não tem aprovação garantida no Parlamento.

(Notícia atualizada pela última vez às 10h50)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Catarina Martins: “Com aquilo que se conhece, não creio que o Bloco tenha condições para viabilizar o Orçamento”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião